Publicação: O Programa de educação ambiental do ProFRANCA: ações em prol da conservação da Baleia-Franca-Austral (Eubalaena australis) (Desmoulins, 1822)
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva 

Coorientador
Bezerra, Daiana Proença
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As discussões sobre questões ambientais se tornaram mais populares e presentes, tanto em ambientes formais quanto em ambientes não formais de educação. São nesses espaços que a educação ambiental pode ser desenvolvida. Um dos cenários onde a educação ambiental também está presente, é dentro de projetos e programas de organizações não governamentais (ONGs), que lutam a favor de espécies e ecossistemas ameaçados pelo atual modo de vida dos seres humanos. Nesse sentido, espécies marinhas também são vítimas de problemas ambientais e da antropização, como é o caso da baleia-franca-austral (Eubalaena australis), que se encontra como “Em Perigo” (EN) na Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção do ICMBio. Por esse motivo, o objetivo deste trabalho é analisar as ações de educação ambiental e demonstrar a importância dessas ações de conservação realizadas pelo Projeto Franca Austral (ProFRANCA) rumo à proteção da baleia-franca-austral no Brasil. Além disso, foi elaborado um e-book que compila as ações e será direcionado a educadores e demais público interessado. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, que parte do levantamento de dados e análise sobre as ações e atividades de educação ambiental do ProFRANCA. Os resultados deste estudo salientam a relevância de instituições e ONGs na conservação de espécies ameaçadas.
Resumo (inglês)
Discussions about environmental issues have become more popular and present, both in formal and non-formal education environments. It is in these spaces that environmental education can be developed. One of the scenarios where environmental education is also present is within projects and programs of non-governmental organizations (NGOs), which fight in favor of species and ecosystems threatened by the current way of life of human beings. In this sense, marine species are also victims of environmental problems and anthropization, as is the case of the southern right whale (Eubalaena australis), which is listed as “Endangered” (EN) on the List of Threatened Brazilian Fauna Species of Extinction of ICMBio. For this reason, the objective of this work is to analyze environmental education actions and demonstrate the importance of these conservation actions carried out by the Projeto Franca Austral (ProFRANCA) towards the protection of the southern right whale in Brazil. In addition, an e-book prepared compiles the actions and will be aimed at educators and other interested audiences. To develop this study, a qualitative, descriptive research was carried out, which starts from data collection and analysis of ProFRANCA's environmental education actions and activities. The results of this study highlight the relevance of institutions and NGOs in the conservation of threatened species
Descrição
Palavras-chave
Biologia marinha, Biodiversidade, Preservação, Espécies ameaçadas, Espécies migratórias, Cultura oceânica, Marine biology, Preservation, Biodiversity, Endangered species, Migratory species, Oceanic culture
Idioma
Português