Publicação:
As mulheres de Klaxon: o universo feminino a partir dos modernistas

dc.contributor.advisorNascimento, José Leonardo do [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Wladimir Wagner [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:28Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:28Z
dc.date.issued2010-12-16
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a visão dos modernistas sobre o universo feminino, a partir de KLAXON – Mensário de Arte Moderna, primeiro periódico modernista. Foram utilizados conceitos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), como referência teórica para estabelecer ligações entre o campo artístico e o campo social, no momento em que aconteceram os movimentos Modernista e Feminista emergentes. A investigação seguiu os rumos que a arte brasileira tomava para a inserção da mulher neste campo, como agente ativo, tendo em mente, principalmente, o papel desempenhado pela pintora Anita Malfatti enquanto “estopim do modernismo”. O período analisado compreende as mudanças ocorridas no final do século XIX (com a aceitação de matrícula de mulheres na Academia Nacional de Belas Artes), no Rio de Janeiro e se estende até o início da década de 30, quando o Modernismo se consolida como movimento com grande participação feminina. O recorte se dá com base nas artistas citadas em KLAXON: Agnes Ayres (1898-1940), Anita Malfatti (1889-1963), Antonietta Rudge (Miller) (1885-1974), Bebé Daniels (1901-1971), Céline Arnauld (1893-1952), Gloria Swanson (1899-1983), Guiomar Novaes (1894-1979), Perola White (Pearl White) (1889-1938), Sarah Bernhardt (1844- 1923), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Zina Aita (1900-1967). Inclui, também, o estudo de três textos sobre mulheres: Sarah, de Rubens de Moraes; As Cortesãs (das canções gregas), de Guilherme de Almeida; e A Extraordinária História da Mulher que se tornou Infinita, de Antonio Carlos Couto de Barros. Os resultados apontam uma visão mais aberta sobre o universo feminino, em relação ao século precedente, mas ainda com aspectos conservadorespt
dc.description.abstractThis work aims to reveal the judgments of Brazilian male modern artists concerning to female universe, and adopts as a main stream of arguments “KLAXON” – a monthly magazine of Modern Art, and the very first newspaper of Modernist Movement, in Brazil. Therefore, concepts and theories of the French-sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002) were equally applied in order to put in a well-connected association some events from artistic camp and those from social camp, just a time when both Modernist and Feminist movements were exactly taking place in Arts and in society. This investigation keeps on following the route that had to be traced on Brazilian art and that had to give to those women some insertion at a powerful artistic scale, an example to have in mind is that one taken from the presence of the Brazilian female painter Anita Malfatti, whose role was very important for the so called “boom of Modernist Movement”. The historical period analyzed includes the changes that occurred by the final of the XIX century, when women were being admitted on the “Academia Nacional de Belas Artes”, in Rio de Janeiro, and its goes up to the end of the 30’s, a period when Modernist Movement is consolidated as a real movement, accompanied from a large contribution of women. The most precious examples that can be illustrated with female artists’ presence, cited by KLAXON, are: Agnes Ayres (1898-1940), Anita Malfatti (1889-1963), Antonietta Rudge (Miller) (1885-1974), Bebé Daniels (1901-1971), Céline Arnauld (1893-1952), Gloria Swanson (1899-1983), Guiomar Novaes (1894-1979), Perola White (Pearl White) (1889- 1938), Sarah Bernhardt (1844-1923), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Zina Aita (1900- 1967). It also includes a study of three texts about women: Sarah, by Rubens de Moraes; As Cortesãs (“The Courtesans”, those from the Greek songs), by Guilherme de Almeida; and A Extraordinária História da Mulher que se tornou Infinitaen
dc.format.extent189 f. il. + Acompanha CDROM
dc.identifier.aleph000638932
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.citationRODRIGUES, Wladimir Wagner. As mulheres de Klaxon: o universo feminino a partir dos modernistas. 2010. 189 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
dc.identifier.filerodrigues_ww_me_ia.pdf
dc.identifier.lattes6533679344753214
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86907
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectKlaxonpt
dc.subjectModernismo (Arte)pt
dc.subjectArte - Historiapt
dc.subjectModernismo (Literatura)pt
dc.subjectModernismo (Pintura)pt
dc.subjectMulheres na artept
dc.subjectFeminismo e artept
dc.subjectArt of historyen
dc.subjectFeminist movementen
dc.subjectModern movementen
dc.titleAs mulheres de Klaxon: o universo feminino a partir dos modernistaspt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6533679344753214
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt
unesp.researchAreaAbordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Artept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rodrigues_ww_me_ia.pdf
Tamanho:
3.93 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format