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Publicação:
Escala SIS-C e consultoria colaborativa: subsídios para o trabalho com crianças com deficiência intelectual

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Orientador

Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho

Coorientador

Castro, Sabrina Fernandes de

Pós-graduação

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC 33004056085P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nas últimas décadas, o cenário educacional brasileiro passou por importantes transformações, possibilitando avanços no pensar e no fazer educacional. A inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI) no ambiente escolar é reflexo destas transformações, representando um ganho aos direitos da pessoa com DI. Este estudo teve como objetivos: i) Identificar, por meio da escala SIS-C, as áreas que necessitam de apoio, necessárias para inclusão e desenvolvimento de estudantes com DI; ii) Investigar a percepção dos professores sobre consultoria colaborativa para o desenvolvimento de planos educacionais individuais que melhor atendam o estudante com DI. Duas escolas e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Bauru-SP e 39 estudantes participaram desta pesquisa, a qual foi dividida em dois estudos, a saber, Estudo 1 – fase 1, identificação de estudantes com DI, em duas escolas públicas (E1 e E2); Estudo 1 – fase 2, aplicação da escala SIS-C para verificar os níveis de apoio dos estudantes da E1, E2 e da APAE e; Estudo 2 – consultoria colaborativa com os professores da E2. A análise dos dados foi realizada de maneira qualitativa descritiva, considerando-se os critérios de correção previstos na escala. Os estudantes participantes do estudo apresentaram alguma necessidade de apoio significativa no domínio da área acadêmica e de auto advocacia, identificados pela escala SIS-C. Já sobre a consultoria colaborativa, os professores a avaliaram de maneira positiva.

Resumo (inglês)

In recent decades, the Brazilian educational scenario has undergone important transformations, enabling advances in educational thinking and practice. The inclusion of students with intellectual disabilities (ID) in the school environment is a reflection of these transformations, representing a gain in the rights of people with ID. This study aimed to: i) Identify, using the SIS-C scale, the areas that require support, necessary for the inclusion and development of students with ID; ii) Investigate teachers' perception of collaborative consultancy for the development of individual educational plans that best serve students with ID. Three institutions, two schools and the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) in the city of Bauru-SP and 39 students participated in this research, which was divided into two studies, namely, Study 1 – phase 1, identification phase of students with ID, in two public schools (E1 and E2); Study 1 – phase 2, application of the SIS-C scale to verify the support levels of E1, E2 and APAE students and; Study 2 – collaborative consultancy with E2 teachers. Data analysis was arried out in a qualitative descriptive manner. The students participating in the study presented some significant need for support in the academic and self-advocacy areas, identified by the SIS-C scale. Regarding collaborative consultancy, teachers evaluated it positively

Descrição

Palavras-chave

SIS-C, Apoio, Aprendizado, Consultoria colaborativa

Idioma

Português

Como citar

SIGOLO, Juliana Rodrigues. Escala SIS-C e consultoria colaborativa: subsídios para o trabalho com crianças com deficiência intelectual. 2023. 46 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2023.

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