Logotipo do repositório
 

Publicação:
As inter-relações entre visualização e representação de conceitos geométricos na prática do professor de matemática durante o ensino remoto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE 33004137031P7

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Percebemos a inserção das tecnologias no cotidiano da sociedade atual, tendo a sua utilização quase que enraizada no nosso dia a dia, permitindo que esses recursos interfiram em todas as ações do ser humano no meio social e no meio escolar. Assim, os debates acerca dessas tecnologias vêm se mostrando presente especialmente no ambiente escolar, pois, com a chegada da Pandemia em 2020, no Brasil, diversas instituições públicas e privadas precisaram estar imersas no mundo digital, por meio de aulas não presenciais. Devido às inquietações sobre como os professores do Ensino Médio estavam lecionando no cenário educacional, marcado pelo Ensino Remoto, em específico como desenvolviam as capacidades de Visualização e Representação de conceitos geométricos no processo de ensino e de aprendizagem da Geometria, surge a seguinte questão investigativa: Como se mostram as inter-relações entre a Visualização e a Representação de conceitos geométricos na prática de professores de Matemática durante o Ensino Remoto? Com isso, visamos investigar e evidenciar as possíveis inter-relações da Visualização e Representação de conceitos geométricos (VRg) na prática de professores durante o Ensino Remoto. Para tanto, desenvolvemos um estudo sobre os conceitos teóricos de Visualização e Representação de conceitos geométricos e suas abordagens com as tecnologias, e mobilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa na realização e interpretação de Entrevistas Semiestruturadas, fundamentado nos conceitos de Análise de Conteúdo com cinco (5) professores de Matemática, do Ensino Médio do Estado de São Paulo, incluindo nas discussões, alguns conceitos de Comunidade de Prática. Nessas análises, buscamos destacar as dimensões que influenciaram a prática dos professores no desenvolvimento das capacidades de Visualização e Representação de conceitos geométricos durante o Ensino Remoto com seus alunos. O resultado foi a discussão de quatro (4) Categorias: “Dimensões didáticas sobre VRg no ensino, sob a perspectiva da prática docente”; “Dimensões das influências e limites das tecnologias e do Ensino Remoto na prática docente”; “Dimensões conceituais da VRg no ensino, sob a perspectiva da prática docente” e “Dimensões das influências e limites das tecnologias e do Ensino Remoto no contexto escolar”. Com as análises dessas Categorias, constatamos que os professores teriam mais sucesso em elaborarem métodos de ensino que dessem conta de explorar e desenvolver as capacidades de VRg, se eles estivessem presentes em seus ambientes de trabalho. Assim, poderiam realizar reuniões com os demais professores e discutindo as tendencias atuais do ensino de Geometria e, ainda, poderiam contribuir com um ensino adequado aos estudantes, desde o Ensino Básico ao Superior, manipulando materiais didáticos e tecnológicos que contribuam para o ensino da Geometria Plana e Espacial. Desse modo, esta pesquisa traz contribuições sobre a prática docente no ensino de Geometria, refletindo sobre o uso das tecnologias na Educação Matemática.

Resumo (inglês)

We noticed the insertion of technologies in the daily life of today's society, having their use almost rooted in our daily lives, allowing these resources to interfere in all human actions in the social environment and in the school environment. Thus, debates about these technologies have been present especially in the school environment, since, with the arrival of the Pandemic in 2020, in Brazil, several public and private institutions needed to be immersed in the digital world, through virtual classes. Due to concerns about how high school teachers were teaching in the educational scenario, marked by Remote Learning, how they developed the capabilities of Visualization and Representation of geometric concepts in the teaching and learning process of Geometry, the following investigative question arises: How did the interrelationships between Visualization and Representation of geometric concepts appear in the practice of Mathematics teachers during Remote Teaching? With this, we aim to investigate and highlight the possible interrelationships of the Visualization and Representation of geometric concepts (VRg) in the practice of teachers during Remote Teaching. For that, we developed a study on the theoretical concepts of Visualization and Representation of geometric concepts and their approaches with the technologies, and we mobilized the methodology of qualitative research in the realization and interpretation of Semi Structured Interviews, based on the concepts of Content Analysis with five (5) Mathematics teachers, from High School in the State of São Paulo, including in the discussions, some concepts of Community of Practice. In these analyses, we sought to highlight the dimensions that influenced the practice of teachers in the development of capabilities for Visualization and Representation of geometric concepts during Remote Teaching with their students. The result was the discussion of four (4) Categories: “Didactic dimensions on VRg in teaching, from the perspective of teaching practice”; “Dimensions of influences and limits of technologies and Remote Learning in teaching practice”; “Conceptual dimensions of VRg in teaching, from the perspective of teaching practice” and “Dimensions of influences and limits of technologies and Remote Teaching in the school context”. With the analysis of these Categories, we found that teachers would be more successful in developing teaching methods of the explore and develop VRg capabilities, if they were present in their work environments. Thus, they could hold meetings with other teachers and discuss current trends in Geometry teaching and, in addition, they could contribute to adequate teaching for students, from Basic to Higher Education, manipulating didactic and technological materials that contribute to the teaching of Geometry, Plane and Spatial. Thus, this research brings contributions to teaching practice in Geometry teaching, reflecting on the use of technologies in Mathematics Education.

Descrição

Palavras-chave

Visualização e representação de conceitos geométricos, Tecnologia, Ensino remoto, Prática docente, Comunidade de prática, Análise de conteúdo, Visualization and representation of geometric concepts, Technology, Remote learning, Teaching practice, Community of practice, Content analysis

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação