Logotipo do repositório
 

Publicação:
Caracterização das viagens realizadas por estudantes de escolas técnicas estaduais (ETECs) dos municípios de Assis, Palmital e Ourinhos

dc.contributor.advisorMagagnin, Renata Cardoso [UNESP]
dc.contributor.authorBasso, Fabio Albert
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-04-23T19:12:47Z
dc.date.available2021-04-23T19:12:47Z
dc.date.issued2021-02-25
dc.description.abstractAs Instituições de Ensino (IE) atraem um número significativo de pessoas durante a semana, e por isso são consideradas Polos Geradores de Viagens (PGVs). Esses indivíduos utilizam diferentes modos de transportes para seus deslocamentos até essas instituições, o que pode impactar no trânsito de seu entorno. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar as viagens dos estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) da região administrativa de Marília: ETECs de Palmital, Assis e Ourinhos. Utilizou-se de aplicação de questionário para analisar o perfil dos alunos dos cursos do Ensino Técnico Integrado em Médio (ETIM) e Técnico em relação a caracterização das viagens e a correspondente taxa de geração de viagens para diferentes modos de transporte – Modo Ativo, Ônibus e Van, Automóvel e Motocicleta. Os resultados mostram que, no geral, 38,7% dos estudantes utilizam o Modo Ativo nas três ETECs, enquanto 44,6% retornam com o mesmo modal. O alto número de estudantes que utilizam modos ativos pode estar associado aos seguintes motivos: a maioria dos alunos são moradores das respectivas cidades, 67,7% dos estudantes possuem menos de 18 anos e, em Palmital e Ourinhos, o relevo e a presença de uma malha urbana mais compacta podem contribuir para esse resultado. Em função de 78,7% dos alunos das ETECs terem origem na mesma cidade da ETEC, verificou-se que 79,4% (ETIM) e 77,5% (Técnico) dos alunos levam menos de 30 minutos nesses deslocamentos. Ainda em relação aos modos de transportes, a pesquisa identificou que 33,5% dos estudantes mudariam o modo atual de transporte utilizado para seus deslocamentos à escola. Predominou a mudança para Automóvel, 54%. Dentre os fatores que impactam nessa escolha foram citados: rapidez, conforto e facilidade. Fatores como saúde, clima da cidade e segurança não foram preponderantes nessa decisão dos estudantes, pois representaram 13,5% das respostas. Esses resultados poderão auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão para melhoria da circulação no entorno desses PGVs, assim como auxiliar na definição de políticas públicas de incentivo à utilização de modos de transporte mais sustentáveis e com bom custo-benefício, como o modo a pé, o uso da bicicleta e o transporte público por ônibus.pt
dc.description.abstractThe Institutions of Education attract a significant number of people during the week, and for this reason they are considered Travel Generator Pole. These individuals use different modes of transport to travel to these institutions, which can impact on the traffic around them. In this context, this research aims to characterize the travel pattern of students from State Technical Schools (ETECs) belonging to the administrative region of Marília: ETECs of Palmital, Assis and Ourinhos. A questionnaire was used to analyze the profile of students in the Integrated Technical High School (ETIM) and Regular Technical courses in relation to the characterization of the travel pattern and the corresponding rate of travel generation for different modes of transport - Active Mode, Bus and Van, Automobile and Motorcycle. The results show that, in general, 38.7% of the students use the Active Mode to go to the three ETECs, while 44.6% return with the same mode. The high number of students using active modes can be associated with the following reasons: the majority of students are residents of the respective cities, 67.7% of students are under 18 years of age and, in Palmital and Ourinhos, the relief and presence of a more compact urban network can contribute to this result. In function of 78.7% ETEC’ students came from the same city as ETEC, it was found that 79.4% (ETIM) and 77.5% (Regular Technical) of the students take less than 30 minutes in these trips. Still in relation to modes of transport, the survey identified that 33.5% of students would change the current mode of transport used for their commutes to school. The change to Automobile predominated, 54%. Among the factors that impact this choice were cited: speed, comfort and ease. Factors such as health, city climate and safety were not predominant in this decision of the students, as they represented 13.5% of the answers. These results may assist public managers in making decisions to improve circulation around these travel generator pole, as well as assist in the definition of public policies to encourage the use of more sustainable and cost-effective modes of transport, such as walking, bicycle use and public transport by busen
dc.identifier.capes33004056090P3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204481
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subject
dc.subjectInstituição de Ensino Técnicopt
dc.subjectCaracterização de viagempt
dc.subjectModos de Transportept
dc.subjectDeslocamento de alunospt
dc.subjectHigh school institutionen
dc.subjectTechnical school institutionen
dc.subjectTravel patternen
dc.subjectTransport modesen
dc.subjectStudent displacementen
dc.titleCaracterização das viagens realizadas por estudantes de escolas técnicas estaduais (ETECs) dos municípios de Assis, Palmital e Ourinhospt
dc.title.alternativeCharacterization of trips made by students from State Technical Schools (ETECs) in the municipalities of Assis, Palmital and Ourinhosen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArquitetura e Urbanismo - FAACpt
unesp.knowledgeAreaArquitetura e urbanismopt
unesp.researchAreaPlanejamento e Avaliação do Ambiente Construídopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
basso_fa_me_bauru.pdf
Tamanho:
6.19 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: