Livros ata dos alunos na escola: teatralização do poder disciplinar e estratégias da sociedade do controle
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Data
Autores
Orientador
Pagni, Pedro Angelo 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A tese "Livros ata dos alunos na escola: teatralização do poder disciplinar e estratégias da sociedade do controle" investiga como os registros escolares operam como tecnologia dos dispositivos de vigilância e normatização. A pesquisa analisa os Livros Ata de Alunos no contexto da escola pública, explorando sua função na construção da subjetividade dos estudantes. Com base nos conceitos de poder e resistência de Michel Foucault, o estudo utiliza uma abordagem qualitativa e de análise documental para examinar as estratégias disciplinares, ou teatralização do poder presentes nos registros das ocorrências. Além dos livros de ata, são consideradas a arquitetura escolar e discursos institucionais, que reforçam normas de comportamento. Os resultados indicam que os registros não apenas documentam condutas, mas atuam como tecnologia de registro para controle, regulando práticas e reforçando normas sociais. No entanto, as análises dos registros das atas também revelam formas de resistência dos alunos, demonstrando a complexidade das relações de poder na escola. A pesquisa conclui que a escola funciona como um espaço de teatralização do poder disciplinar, onde tecnologias de registro, como as atas e dispositivos de controle moldam as subjetividades dos alunos. Apesar das rígidas estruturas de vigilância, há brechas para contestação, evidenciando que os sujeitos não são meros receptores do poder, mas agentes em sua própria experiência social.
Resumo (inglês)
The thesis "Students’ Meeting Minutes in School: Theatricalization of Disciplinary Power and Strategies of the Control Society" investigates how school records operate as a technology within surveillance and normalization devices. The research analyzes the Students’ Meeting Minutes in the context of public schools, exploring their role in shaping students’ subjectivity. Based on Michel Foucault’s concepts of power and resistance, the study employs a qualitative approach and documentary analysis to examine disciplinary strategies, or the theatricalization of power present in occurrence records. In addition to the meeting minutes, school architecture and institutional discourses are considered, reinforcing behavioral norms. The results indicate that records not only document conduct but also function as a registration technology for control, regulating practices and reinforcing social norms. However, the analysis of meeting minutes also reveals forms of student resistance, highlighting the complexity of power relations within the school. The research concludes that schools serve as spaces for the theatricalization of disciplinary power, where registration technologies, such as meeting minutes and control devices, shape students’ subjectivities. Despite rigid surveillance structures, there are openings for contestation, demonstrating that individuals are not merely passive recipients of power but agents in their own social experience.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Teatralização, Subjetivação, Livro ata, Tecnologia de registro, Controle social , Resistência , Education
Idioma
Português
Citação
SANTOS, Aguinaldo da Silva. Livros ata dos alunos na escola: teatralização do poder disciplinar e estratégias da sociedade do controle. 2025. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.