Publicação: Planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação matemática crítica: consumo, endividamento e qualidade de vida.
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Neste trabalho, o tema “consumo, endividamento e qualidade vida”, abordado em aulas de matemática do nono ano do ensino fundamental, é considerado sob duas perspectivas teóricas diferentes: a Educação Matemática Crítica, proposta por Ole Skovsmose, que advoga por uma consideração crítica de estruturas matemáticas identificadas na sociedade e pela valorização de múltiplos conhecimentos matemáticos existentes; e a abordagem das questões sociocientíficas que, segundo Leonardo Fábio Perez-Martinez e Washington Luiz Pacheco de Carvalho, é uma “forma de tratar, na prática dos professores, temas como natureza da ciência e da tecnologia, raciocínio ético moral, reconstrução sociocrítica, ação responsável e sustentabilidade”. A justificativa da pesquisa assenta-se na necessidade de se promover maior articulação entre a matemática financeira e aspectos significativos recorrentes na vida dos indivíduos no tempo atual. No plano filosófico, o par de conceitos, formação e semiformação, de Theodor Adorno, acabaram ganhando o lugar de balizadores teóricos mais gerais. Nesse enquadramento, o trabalho teve como objetivo compreender o processo de planejamento e desenvolvimento, no ensino remoto, de uma sequência didática de caráter sociocientífico, numa perspectiva da Educação Matemática Crítica, por um professor pesquisador da sua própria prática, o qual buscava promover um cenário formativo aos envolvidos. A constituição dos dados ocorreu a partir de transcrições das gravações de aulas remotas que compuseram a sequência didática, do diário de campo do professor pesquisador e do diário de aprendizagem dos alunos, cuja análise tomou como aporte teórico a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que a sequência didática se caracterizou por um esforço permanente da construção de um cenário dialógico, por parte do professor, pelo papel crucial de um dos alunos da sala, devido à sua grande disposição de “pronunciar o mundo” (Paulo Freire) no viés matemático, científico e tecnológico, e pela identificação de elementos de aproximação entre a matemática financeira e as questões sociocientíficas. Do ponto de vista das temáticas emergidas do diálogo, são destacadas: a constatação da onipresença do celular na vida dos alunos; a extrema eficiência da indústria, suas relações com o comércio e o esforço de cooptação de consumidores; a dissonância entre a prática e as justificativas da Apple, baseada no argumento falacioso da proteção do meio ambiente; a honestidade discutível dos comerciais. Por fim, foram revelados alguns aspectos que devem ser cuidados por todo professor que assume essa abordagem.
Resumo (inglês)
ABSTRACT In this work, the theme “consumption, indebtedness and quality of life”, approached in mathematics classes of the ninth grade of elementary school is considered, in the research, from two different theoretical perspectives: Critical Mathematics Education, proposed by Oli Skovsmose, who advocates for a critical consideration of mathematical structures identified in society and by valuing multiple existing mathematical knowledge; and the approach of socioscientific issues, which according to Leonardo Fábio Perez-Martinez and Washington Luiz Pacheco de Carvalho, is a “way of dealing, in the practice of teachers, with topics such as the nature of science and technology, ethical moral reasoning, socio-critical reconstruction, action responsibility and sustainability”. The justification of the research is based on the need to promote greater articulation between Financial Mathematics and significant recurring aspects in the lives of individuals at the present time. On the philosophical level, the pair of concepts, formation and semi-formation, by Theodor Adorno, ended up taking the place of more general theoretical beacons. In this context, the work aimed to understand the process of planning and development, in remote teaching, of a didactic sequence of a socio-scientific nature, from a perspective of Critical Mathematics Education, by a researcher teacher of his own practice, which sought to promote a training scenario for those involved. The constitution of the data occurred from transcriptions of remote class recordings that composed the didactic sequence, from the field journal of the researcher teacher and from the students' learning journal, which analysis took as theoretical contribution the Content Analysis, from Laurence Bardin's perspective. The results revealed that the didactic sequence was characterized by a permanent effort to build a dialogic scenario, from the teacher, by one of the students crucial role in the classroom due to their great willingness to "pronounce the world" (Paulo Freire) in mathematical, scientific and technological bias, and the identification of elements of approximation between financial mathematics and socio-scientific issues. From the point of view of the themes that emerged from the dialogue, the following are highlighted: the verification of the ubiquity of the cell phone in the students' lives; the industry extreme efficiency, its relations with commerce and the effort to co-opt consumers; the dissonance between Apple's practice and justifications, based on the fallacious argument of protecting the environment; the debatable honesty of the commercials. Finally, some aspects that should be taken care of by every teacher who takes this approach were revealed.
Descrição
Palavras-chave
Educação financeira, Matemática financeira, Crianças - formação, Formação, Semiformação, Indústria cultural, Formation, Semiformation, Cultural industry, Critical mathematics education
Idioma
Português