Publication: A música como ferramenta de conscientização sobre o uso de drogas: uma abordagem interdisciplinar entre Arte e Ciência
Loading...
Date
Advisor
Fossaluza, André Santachiara
Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Botucatu - IBB - Ciências Biológicas
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Vários fatores contribuem para o uso de drogas entre os(as) adolescentes, incluindo aspectos sociais, familiares, emocionais e culturais. Nesse contexto, é essencial que os(as) educadores(as), em conjunto com a escola, atuem por meio de um processo de sensibilização, oferecendo informação, conhecimento e orientação aos(as) adolescentes. Nesse sentido, a música pode ser vista não somente como um recurso didático, mas também, numa abordagem interdisciplinar, crítica e transformadora, como um objeto do conhecimento do componente curricular de Arte, visando potencializar e aprofundar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares de outras áreas do conhecimento. Dito isso, este trabalho objetivou desenvolver uma proposta pedagógica contextualizada e interdisciplinar para a conscientização de estudantes do Ensino Médio acerca do uso de drogas, além de analisar os conteúdos específicos sobre o tema abordados no Material Digital, produzido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e nos documentos curriculares utilizados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais paulistas. Analisou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Paulista e, a partir das lacunas encontradas nesses documentos, propôs-se o desenvolvimento de uma sequência didática baseada na Pedagogia Histórico-Crítica. A análise do Material Digital evidenciou uma abordagem descontextualizada e ameaçadora ao tratar o tema “Drogas”; a pesquisa feita no Currículo Paulista e na Base Nacional Comum Curricular revelou um tratamento superficial do tema. Em resposta a essas limitações, construiu-se uma proposta pedagógica que utiliza a música, por meio do rap e do funk, entre outros gêneros musicais possíveis em contextos diferentes, para estimular o pensamento crítico e promover uma compreensão integral e contextualizada do tema por estudantes do Ensino Médio. Entendemos a sequência didática proposta neste trabalho como uma ferramenta conscientizadora e adaptável que pode ser utilizada por professores(as) em diferentes realidades escolares, com a possibilidade de diálogo com outros componentes curriculares, numa perspectiva interdisciplinar.
Abstract (english)
Several factors contribute to drug use among adolescents, including social, familial, emotional, and cultural aspects. In this context, it is essential for educators, in collaboration with schools, to engage in a process of awareness-raising by providing information, knowledge, and guidance to adolescents. In this sense, music can be viewed not only as a didactic resource but also, from an interdisciplinary, critical, and transformative approach, as an object of knowledge within the Art curriculum component, aiming to enhance and deepen the teaching and learning process of curricular content from other areas of knowledge. That said, this study aimed to develop a contextualized and interdisciplinary pedagogical proposal to raise awareness among high school students about drug use, as well as to analyze the specific content on the topic addressed in the Digital Material produced by the São Paulo State Department of Education and in the curricular documents used in public high schools in São Paulo State. The analysis included the Common National Curricular Base (BNCC) and the São Paulo Curriculum, and based on the gaps identified in these documents, a didactic sequence was developed based on the Historical-Critical Pedagogy approach. The analysis of the Digital Material revealed a decontextualized and intimidating approach to addressing the topic of "Drugs," while the research on the São Paulo Curriculum and the BNCC highlighted a superficial treatment of the subject. In response to these limitations, a pedagogical proposal was created that utilizes music—through genres such as rap and funk, among others—to stimulate critical thinking and promote a comprehensive and contextualized understanding of the topic among high school students. We understand the didactic sequence proposed in this study as an awareness-raising and adaptable tool that can be used by teachers in diverse school settings, allowing for dialogue with other curricular components from an interdisciplinary perspective.
Description
Keywords
Sequência didática, Interdisciplinar, Drogas, Ensino de biologia, Música
Language
Portuguese
Citation
TEIXEIRA, Chloe Barbosa; SOLCE, Gabriel Negri; FURLAN, Thiago Blanco Parra; RIMOLDI, Vitória Catherine. A música como ferramenta de conscientização sobre o uso de drogas: uma abordagem interdisciplinar entre Arte e Ciência. Orientador: André Santachiara Fossaluza. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2024.