Logotipo do repositório
 

Publicação:
O diálogo entre o cálculo e a energia: um modelo de ensino para o professor

dc.contributor.advisorDias, Rubens Alves [UNESP]
dc.contributor.advisorMatelli, José Alexandre [UNESP]
dc.contributor.authorPaula, Marilia Rios de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-09-26T02:19:36Z
dc.date.available2020-09-26T02:19:36Z
dc.date.issued2020-08-29
dc.description.abstractDentre as disciplinas do ciclo básico das Engenharias, destacam-se as relacionadas ao Cálculo Diferencial e Integral por serem uma das bases matemáticas consideradas fundamentais para esses cursos. Os professores de Cálculo não são tradicionalmente formados na área de Engenharia, contudo possuem a responsabilidade de conduzir os primeiros contatos dos discentes com a sua área de formação, tendo como tarefa a aplicabilidade dessas disciplinas com o curso. Nesse sentido, objetiva-se elaborar as características conceituais, pedagógicas e didáticas do Cálculo como curso de serviço para a Engenharia. Utilizou-se a Energia como norteadora desse processo, que permite criar um contexto para a apresentação de como as ferramentas matemáticas são empregadas durante o curso de Engenharia. A pesquisa é qualitativa e do tipo exploratória, tendo sido realizada nos cursos de graduação e pós-graduação de uma universidade pública do estado de São Paulo. O desenvolvimento do método de pesquisa se deu a partir da revisão da literatura, da apresentação do referencial teórico educacional, do estudo de campo e da apresentação das características necessárias ao Cálculo como curso de serviço para Engenharia, no contexto da Energia. Como resultado desse trabalho, observou-se que para modelar problemas de energia, fica evidente a necessidade da implementação de características específicas para um curso de Cálculo quando realizado na graduação em Engenharia. Sinaliza-se ainda, que uma adaptação das aulas de Cálculo quanto a linguagem e conceitos se faz evidente visto que a linguagem matemática da engenharia não é a mesma linguagem matemática do matemático, pois a produção de significado do engenheiro para o texto matemático é outra, e isso muda a forma de se relacionar com os símbolos e significados da própria Matemática.pt
dc.description.abstractFrom among the subjects of the Engineering basic cycle formations, stand out those are related to Differential and Integral Calculus for being one of the Mathematical bases which are considered fundamental for these courses. Traditionally, Calculus teachers aren't undergraduated in Engineering, though they're responsible to lead the first student contacts with them in the academic study area, having to apply these subjects with the formation course. Thus, It aims to create the conceptual, pedagogical and didactic characteristics of the Calculus as a service subject to Engineering. Was utilized Energy as guiding of this process, that allows to create a context to the presentation of how Mathematical tools are used along Engineering courses. It's qualitative and exploratory research, carried out in undergraduate and graduate programs from a public university in the state of São Paulo. The development of the research method came from the literature review, the educational theoretical reference, field study and the presentation of the necessary characteristics to the Calculus as Engineering service subject, in the context of Energy. As a result of this work, we observed that to model Energy problems, it is evident the need to implement the specific characteristics for a Calculus course when it is carried out in the Engineering undergraduate. We also point that an adaptation of the Calculus classes about it’s language and concepts becomes evident since the Engineering mathematical language is not the same as the mathematician’s mathematical language, because the Engineer’s sense production is different to the mathematician’s textual meanings, and it changes the way how to relate with symbols and meanings of the Mathematics itself.pt
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.lattes8242499078777769
dc.identifier.orcid0000-0003-3472-9089
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/193588
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAbordagem interdisciplinar na educaçãopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEnergiapt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.subjectCálculopt
dc.subjectEducation in engineeringpt
dc.subjectMathematic educationpt
dc.subjectTeacher's backgroundpt
dc.subjectEnergypt
dc.subjectSustainabilitypt
dc.subjectDifferential and integral calculuspt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectFormação - Professorespt
dc.subjectCálculo diferencialpt
dc.titleO diálogo entre o cálculo e a energia: um modelo de ensino para o professorpt
dc.title.alternativeThe dialogue between calculus and energy: a teaching model for the professorpt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes8242499078777769[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-3472-9089[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaGestão ambiental e sustentabilidade: temas com aderência à energia e meio ambiente, abordando diagnóstico e intervenção em bacias hidrográficas, gestão ambiental de hidrelétricas, geração de energia e resíduos sólidos, planejamento urbano e eficiência energética, energias alternativas e mudanças climáticaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
paula_mr_dr_guara.pdf
Tamanho:
1.68 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: