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Publicação:
Um estudo da arte-sequencial: os componentes imagéticos e textuais em homem-aranha : azul

dc.contributor.advisorGregolin, Maria do Rosário de Fátima Valencise [UNESP]
dc.contributor.authorCastro, Johannes Kennis Fontes de Moraes e [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-07T17:10:20Z
dc.date.available2016-06-07T17:10:20Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractComic books, graphic narrative and sequential art, had their origin in newspapers, in the period of the Industrial Revolution. First published weekly in the comic strip format, with the passage of time, the new form of literature has gained more and more public and comic strips became complete stories in the format of comic books and later, graphic novels. This course's final paper aims to present the main components of comics: the picture and the text; and to examine the way in which these two elements overlap and complement each other in the configuration of comics as a whole. As the object of analysis, it was chosen the graphic novel Spider-Man: Blue, first published in 2002 as part of a project composed by three other titles from the double winning cartoonists of the Eisner Award, Jeph Loeb and Tim Sale. For theoretical background, was chosen the book Os Quadrinhos - Linguagem e Semiótica: Um Estudo Abrangente da Arte Sequencial written by the researcher Antonio Luiz Cagnin, which presents a study of all components found in the sequential art and treated in this work: the narrative time, visual plans, balloons, caption, and onomatopoeiaen
dc.description.abstractAs histórias em quadrinhos, narrativas gráficas ou arte sequencial, tiveram origem nas páginas de jornais, no período da Revolução Industrial. Publicadas semanalmente no formato de tirinhas, com o passar do tempo, a nova forma de literatura ganhou mais e mais público e as tirinhas tornaram-se histórias em quadrinhos completas e posteriormente graphic novels. Esse Trabalho de Conclusão de Curso visa expor os principais componentes das histórias em quadrinhos: a imagem e o texto; bem como analisar a maneira com a qual esses dois elementos se sobrepõem e se complementam na configuração dos quadrinhos como um todo. Como objeto de análise, foi escolhida a graphic novel Spider-Man: Blue, publicada pela primeira vez em 2002, como parte de um projeto de três outros títulos da dupla de quadrinistas vencedora do Prêmio Eisner, Jeph Loeb e Tim Sale. Para embasamento teórico, foi escolhida a obra Os Quadrinhos - Linguagem e Semiótica: Um Estudo Abrangente da Arte Sequencial (2014) do autor e pesquisador Antonio Luiz Cagnin, que apresenta um estudo de todos os componentes encontrados na arte sequencial e tratados nesse trabalho: o tempo narrativo, os planos visuais, os balões, a legenda e as onomatopeiaspt
dc.identifier.aleph000865156
dc.identifier.citationCASTRO, Johannes Kennis Fontes de Moraes e. Um estudo da arte-sequencial: os componentes imagéticos e textuais em homem-aranha : azul. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-16/000865156.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139019
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectHistórias em quadrinhospt
dc.subjectCritica textualpt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectComic books, strips, etcpt
dc.titleUm estudo da arte-sequencial: os componentes imagéticos e textuais em homem-aranha : azulpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.undergraduateLetras - FCLARpt

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