Logotipo do repositório
 

Publicação:
O papel educacional do CEMAARQ: desafios e transformações conceituais, valorizando a educação e atraindo mais público

dc.contributor.authorRocha, Juliana da Luz [UNESP]
dc.contributor.authorBigoni, Leonice [UNESP]
dc.contributor.authorKünzli, Ruth [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:17Z
dc.date.available2016-08-24T12:44:17Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractIntrodução: Os museus são atualmente reconhecidos por sua missão cultural, que, além das funções de preservar, conservar, pesquisar e expor, apresentam-se também como campo fértil para as práticas educativas. O Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ da FCT/UNESP de Presidente Prudente tem o compromisso de colocar-se a serviço de uma sociedade em constante transformação, orientando os trabalhos desenvolvidos a fim de sensibilizar os visitantes sobre o seu patrimônio cultural, empreendendo um diálogo constante com os diferentes públicos que o freqüentam. Objetivos: Encantamento, curiosidade, descoberta, diversão, prazer, passeio, sociabilidade, debate, pesquisa, trabalho de campo e aprendizagem são os objetivos do CEMAARQ. Métodos: No CEMAARQ são desenvolvidas pesquisas nas áreas de Arqueologia Pré-histórica e Antropologia e divulgadas através dos três seguintes projetos: o “Projeto Museu-escola, dialogando com a interdisciplinaridade”, o“Projeto Circuito Científico Cultural” e o “Projeto Ciência na Unesp”, bem como através de apresentações em Congressos e publicações. Esses projetos contam com um total de sete bolsistas e oito docentes dos vários departamentos da Unidade. A equipe de monitores está capacitada para atender os diferentes públicos, tanto em função de várias idades, bem como com formações diversas, adequando os conteúdos e as atividades de acordo com os objetivos e nível de compreensão e interesse de cada um (faixa etária, grau de escolaridade, objetivo da visita e portadores de deficiências), fazendo com que as visitas sejam recebidas como atividades interativas para que aprendam e se interessem pelas exposições. Para tanto, são desenvolvidas atividades como “Hora da Lenda/Teatro de Fantoches, Hora da Música, Sensibilidade Tátil, além de várias brincadeiras. Resultados: Os trabalhos, de caráter educativo e interativo têm feito crescer o público no museu e nos demais setores que se incluem no Projeto chamado Circuito Científico Cultural, o mesmo ocorrendo também nas semanas comemorativas que são realizadas durante o ano, tais como “Semana do Índio”, “Semana Nacional de Museus”, e “Semana do Folclore”, realizadas dentro e fora do Campus. Hoje, o público anual do Museu ultrapassa os 14.000 visitantes e com um resultado muito satisfatório, o que pode ser constatado através das avaliações aplicadas ao final das visitas, quando os professores podem expressar a sua opinião sobre o aprendizado de seus alunos e fazer sugestões, as quais servem de retro-alimentação para as atividades do CEMAARQ.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.format.extent96
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/298
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 96, 2009.
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2009-05-02-96.pdf
dc.identifier.issn1679-4605
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143351
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectCulturapt
dc.titleO papel educacional do CEMAARQ: desafios e transformações conceituais, valorizando a educação e atraindo mais públicopt
dc.typeResumo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentPlanejamento, Urbanismo e Ambiente - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1679-4605-2009-05-02-96.pdf
Tamanho:
34.02 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format