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Preparo de dissulfeto de molibdênio suportado em alumina visando aplicação em catálise

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Orientador

Marques, Rodrigo Fernando Costa

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Araraquara - IQAR - Química

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O consumo de combustíveis fósseis vem gerando diversos problemas ambientais dentre eles aumento da concentração dos gases de efeito estufa e consequentemente a intensificação do aquecimento global. Neste cenário, a busca por biocombustíveis vem crescendo no decorrer dos anos. No Brasil, a fim de encontrar uma maneira de contornar esta problemática, o senado desenvolveu o Projeto de Lei 528/20, ou projeto de lei dos “Combustíveis do Futuro”, este tem como principais objetivos a promoção da mobilidade sustentável de baixo carbono e a captura e a estocagem geológica de dióxido de carbono, instituir o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV). Dentre as fontes de energia renováveis, o Diesel Verde vem ganhando cada vez mais destaque, conhecido como Óleo Vegetal Hidrotratado (OVH), este combustível consiste em um lipídio no qual passou por um tratamento a fim de moldar sua estrutura para uma mais semelhante a do Diesel convencional. Para a produção do diesel verde é necessário realizar uma reação catalítica para desoxigenação e quebra das insaturações dos ácidos graxos. Para essa reação são necessários catalisadores metálicos muitas vezes suportados em alumina. Neste estudo foram analisados métodos de obtenção de dissulfeto de molibdênio suportado em alumina visando sua aplicação para reação de catálise de lipídeos. Realizando a síntese da alumina por coprecipitação homogênea e suportando dissulfeto de molibdênio por métodos como mecanoquímica e sonoquímica.

Resumo (inglês)

The consumption of fossil fuels has been generating various environmental problems, including the intensification of the greenhouse effect and, consequently, the increase in global temperatures. In this scenario, the search for renewable energy sources has been growing over the years. In Brazil, in an effort to address this issue, the Senate developed Bill 528/20, also known as the "Fuels of the Future" bill. Its main objectives are to promote low-carbon sustainable mobility, carbon dioxide capture and geological storage, and to establish the National Sustainable Aviation Fuel Program (ProBioQAV) and the National Green Diesel Program (PNDV). Among renewable energy sources, Green Diesel has been gaining increasing prominence. Known as Hydrotreated Vegetable Oil (HVO), this fuel consists of a lipid that has undergone treatment to reshape its structure to one more similar to conventional diesel. The production of green diesel requires a catalytic reaction for deoxygenation and the breakdown of fatty acid unsaturations. This reaction requires metallic catalysts, often supported on alumina. In this study, methods for obtaining molybdenum disulfide supported on alumina were analyzed, aiming at its application for lipid catalysis reactions. The synthesis of alumina was carried out by homogeneous coprecipitation, and molybdenum disulfide was supported using methods such as mechanochemistry.

Descrição

Palavras-chave

Biocombustíveis, Gases de efeito estufa, Catalisadores, Aquecimento global, Molibdênio

Idioma

Português

Citação

BENATI, D. C. Preparo de dissulfeto de molibdênio suportado em alumia visando aplicação em catálise. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

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