Publicação: Estratégias de leitura para a formação da criança leitora
Carregando...
Arquivos
Data
2009-09-28
Autores
Orientador
Souza, Renata Junqueira de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta Dissertação apresenta os resultados da pesquisa “Estratégias de leitura para a formação da criança leitora”, pertencente à linha “Práticas Educativas na Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Presidente Prudente, originada de nossa preocupação com a constituição leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Tal investigação teve como objetivo aplicar atividades que privilegiassem o uso das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998), utilizando obras de literatura. Para tanto, optamos por uma pesquisa qualitativa, ao realizarmos um estudo de caso em uma escola do Ensino Fundamental d Rede Municipal de Junqueirópolis/SP. Com base nas abordagens de leitura interacionistas (LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998), planejamos um trabalho prático em uma sala de terceira série e, para essa investigação, usamos as técnicas de pesquisa de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados. A análise de dados mostrou que, ao aplicar as estratégias de leitura utilizando obras de literatura, nós favorecemos o desenvolvimento de práticas de leitura compartilhadas pelo grupo, baseadas no diálogo, o que ajudou na inserção dos não inseridos socialmente no ato de ler, em que a formação leitora passa a ser responsabilidade do professor, mas também das crianças...
Resumo (inglês)
Not available.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
SOUZA, Silvana Ferreira de. Estratégias de leitura para a formação da criança leitora. 2009. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.