Logo do repositório
 

Estratégias de leitura para a formação da criança leitora

dc.contributor.advisorSouza, Renata Junqueira de [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Silvana Ferreira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:38Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:38Z
dc.date.issued2009-09-28
dc.description.abstractEsta Dissertação apresenta os resultados da pesquisa “Estratégias de leitura para a formação da criança leitora”, pertencente à linha “Práticas Educativas na Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Presidente Prudente, originada de nossa preocupação com a constituição leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Tal investigação teve como objetivo aplicar atividades que privilegiassem o uso das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998), utilizando obras de literatura. Para tanto, optamos por uma pesquisa qualitativa, ao realizarmos um estudo de caso em uma escola do Ensino Fundamental d Rede Municipal de Junqueirópolis/SP. Com base nas abordagens de leitura interacionistas (LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998), planejamos um trabalho prático em uma sala de terceira série e, para essa investigação, usamos as técnicas de pesquisa de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados. A análise de dados mostrou que, ao aplicar as estratégias de leitura utilizando obras de literatura, nós favorecemos o desenvolvimento de práticas de leitura compartilhadas pelo grupo, baseadas no diálogo, o que ajudou na inserção dos não inseridos socialmente no ato de ler, em que a formação leitora passa a ser responsabilidade do professor, mas também das crianças...pt
dc.description.abstractNot available.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent143 f.
dc.identifier.aleph000601483
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationSOUZA, Silvana Ferreira de. Estratégias de leitura para a formação da criança leitora. 2009. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.
dc.identifier.filesouza_sf_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes9778200016779533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92255
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLeitores - Reação criticapt
dc.subjectReadersen
dc.titleEstratégias de leitura para a formação da criança leitorapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9778200016779533
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt
unesp.researchAreaPráticas Educativas e Formação de Professorespt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_sf_me_prud.pdf
Tamanho:
420.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format