Logotipo do repositório
 

Publicação:
Metodologia da problematização com o arco de Maguerez na educação física: aplicação em séries iniciais do ensino fundamental

dc.contributor.advisorRomero, Luiz Rogério [UNESP]
dc.contributor.authorLiziero, Leonardo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-02-12T13:49:25Z
dc.date.available2025-02-12T13:49:25Z
dc.date.issued2024-12-18
dc.description.abstractA Educação Física escolar historicamente sempre apresentou ênfase no saber fazer em detrimento do saber sobre esse fazer. A partir da década de 1980 buscou-se novos caminhos metodológicos visando contemplar outras dimensões do conhecimento. Nesse sentido, propostas metodológicas vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas visando proporcionar uma educação física escolar que oportunize a aprendizagem de diferentes dimensões do conhecimento. A Metodologia da Problematização com arco de Maguerez (MPAM) é uma possibilidade de metodologia ativa, que enfatiza o protagonismo do aluno, tendo como ponto de partida e de aplicação a realidade social do educando. Esta metodologia é utilizada em diferentes etapas de ensino e componentes curriculares, porém com poucos estudos específicos na educação física. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a aplicabilidade da metodologia da problematização com o arco de Maguerez (MPAM) no desenvolvimento de unidades didáticas do componente curricular Educação Física em turmas do 5º ano do ensino fundamental. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, na modalidade participação observante, na qual o pesquisador faz parte do grupo investigado ao mesmo tempo em que o observa, visando a promoção, transformação e aprimoramento das estratégias de ensino. Foi realizada uma intervenção pedagógica de 13 aulas da unidade didática: Atividades Circenses com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, seguindo as etapas da MPAM. Os dados foram coletados por meio de um diário de campo semiestruturado. Para análise dos dados foi realizada análise temática com abordagem teórico-dedutiva. Os resultados da análise temática apontaram para quatro temas centrais: estratégias de planejamento, atitudes docentes, envolvimento dos alunos e desafios, adequações e reflexões sobre as etapa. Esses temas possibilitam identificar os benefícios e barreiras na aplicação da metodologia nessa etapa educacional, de forma a contribuir para a análise das adaptações necessárias da MPAM à educação física escolar, bem como descrever propostas de estratégias didáticas para utilização dessa metodologia na educação física escolar em turmas de séries iniciais do Ensino Fundamental. Identificou-se o potencial da MPAM em possibilitar um trabalho didático que contemple diferentes dimensões do conteúdo nas aulas de educação física escolar, permitindo aos alunos o desenvolvimento de uma leitura/compreensão alargada da realidade social.pt
dc.description.abstractHistorically, Physical Education in schools has always emphasized knowing how to do things rather than knowing about doing them. Since the 1980s, new methodological approaches have been sought to encompass other dimensions of knowledge. In this sense, methodological proposals have been developed and improved to provide a physical education in schools that provides opportunities for learning different dimensions of knowledge. The Maguerez Arc Problematization Methodology (MPAM) is a possibility of active methodology that emphasizes the student's leading role, having as a starting point and application the social reality of the student. This methodology is used in different stages of teaching and curricular components, but with few specific studies in physical education. Thus, the objective of this study was to analyze the applicability of the Maguerez Arc Problematization Methodology (MPAM) in the development of teaching units of the Physical Education curricular component in 5th grade elementary school classes. To this end, a qualitative research study was developed, of the participant type, in the observant participation modality, in which the researcher is part of the investigated group while observing it, aiming at the promotion, transformation and improvement of the teaching strategies. A pedagogical intervention of 13 classes of the didactic unit: Circus Activities was carried out with 5th grade classes of Elementary School, following the stages of the MPAM. The data were collected through a semi-structured field diary. For the analysis of the data, thematic analysis was carried out with a theoretical-deductive approach. The results of the thematic analysis pointed to four central themes: planning strategies, teaching attitudes, student involvement and challenges, adaptations and reflections on the stages. These themes make it possible to identify the benefits and barriers in the application of the methodology in this educational stage, in order to contribute to the analysis of the necessary adaptations of the MPAM to school physical education, as well as to describe proposals of didactic strategies for the use of this methodology in school physical education in classes of initial grades of Elementary School. The potential of MPAM was identified in enabling didactic work that contemplates different dimensions of the content in school physical education classes, allowing students to develop a broader reading/understanding of social reality.en
dc.identifier.capes33004137068P8
dc.identifier.citationLIZIERO, Leonardo. Metodologia da problematização com o arco de Maguerez na educação física: aplicação em séries iniciais do ensino fundamental. Orientador: Luiz Rogério Romero. 2025. 175 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.pt
dc.identifier.lattes8990601222626483
dc.identifier.orcid0009-0004-9541-6355
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/260786
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMetodologia de ensinopt
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectEstratégias didáticaspt
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectDidactic strategiesen
dc.titleMetodologia da problematização com o arco de Maguerez na educação física: aplicação em séries iniciais do ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeMetodología de problematización con el arco de Maguerez en educación física: aplicación en los grados iniciales de la enseñanza primariaes
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Física - FC/FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducação física escolarpt
unesp.researchAreaAbordagens Metodológicas e processos de ensino e aprendizagempt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
liziero_l_me_prud.pdf
Tamanho:
19.36 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: