Publicação: Metodologia da problematização com o arco de Maguerez na educação física: aplicação em séries iniciais do ensino fundamental
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Data
Autores
Orientador
Romero, Luiz Rogério 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação Física escolar historicamente sempre apresentou ênfase no saber fazer em detrimento do saber sobre esse fazer. A partir da década de 1980 buscou-se novos caminhos metodológicos visando contemplar outras dimensões do conhecimento. Nesse sentido, propostas metodológicas vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas visando proporcionar uma educação física escolar que oportunize a aprendizagem de diferentes dimensões do conhecimento. A Metodologia da Problematização com arco de Maguerez (MPAM) é uma possibilidade de metodologia ativa, que enfatiza o protagonismo do aluno, tendo como ponto de partida e de aplicação a realidade social do educando. Esta metodologia é utilizada em diferentes etapas de ensino e componentes curriculares, porém com poucos estudos específicos na educação física. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a aplicabilidade da metodologia da problematização com o arco de Maguerez (MPAM) no desenvolvimento de unidades didáticas do componente curricular Educação Física em turmas do 5º ano do ensino fundamental. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, na modalidade participação observante, na qual o pesquisador faz parte do grupo investigado ao mesmo tempo em que o observa, visando a promoção, transformação e aprimoramento das estratégias de ensino. Foi realizada uma intervenção pedagógica de 13 aulas da unidade didática: Atividades Circenses com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, seguindo as etapas da MPAM. Os dados foram coletados por meio de um diário de campo semiestruturado. Para análise dos dados foi realizada análise temática com abordagem teórico-dedutiva. Os resultados da análise temática apontaram para quatro temas centrais: estratégias de planejamento, atitudes docentes, envolvimento dos alunos e desafios, adequações e reflexões sobre as etapa. Esses temas possibilitam identificar os benefícios e barreiras na aplicação da metodologia nessa etapa educacional, de forma a contribuir para a análise das adaptações necessárias da MPAM à educação física escolar, bem como descrever propostas de estratégias didáticas para utilização dessa metodologia na educação física escolar em turmas de séries iniciais do Ensino Fundamental. Identificou-se o potencial da MPAM em possibilitar um trabalho didático que contemple diferentes dimensões do conteúdo nas aulas de educação física escolar, permitindo aos alunos o desenvolvimento de uma leitura/compreensão alargada da realidade social.
Resumo (inglês)
Historically, Physical Education in schools has always emphasized knowing how to do things rather than knowing about doing them. Since the 1980s, new methodological approaches have been sought to encompass other dimensions of knowledge. In this sense, methodological proposals have been developed and improved to provide a physical education in schools that provides opportunities for learning different dimensions of knowledge. The Maguerez Arc Problematization Methodology (MPAM) is a possibility of active methodology that emphasizes the student's leading role, having as a starting point and application the social reality of the student. This methodology is used in different stages of teaching and curricular components, but with few specific studies in physical education. Thus, the objective of this study was to analyze the applicability of the Maguerez Arc Problematization Methodology (MPAM) in the development of teaching units of the Physical Education curricular component in 5th grade elementary school classes. To this end, a qualitative research study was developed, of the participant type, in the observant participation modality, in which the researcher is part of the investigated group while observing it, aiming at the promotion, transformation and improvement of the teaching strategies. A pedagogical intervention of 13 classes of the didactic unit: Circus Activities was carried out with 5th grade classes of Elementary School, following the stages of the MPAM. The data were collected through a semi-structured field diary. For the analysis of the data, thematic analysis was carried out with a theoretical-deductive approach. The results of the thematic analysis pointed to four central themes: planning strategies, teaching attitudes, student involvement and challenges, adaptations and reflections on the stages. These themes make it possible to identify the benefits and barriers in the application of the methodology in this educational stage, in order to contribute to the analysis of the necessary adaptations of the MPAM to school physical education, as well as to describe proposals of didactic strategies for the use of this methodology in school physical education in classes of initial grades of Elementary School. The potential of MPAM was identified in enabling didactic work that contemplates different dimensions of the content in school physical education classes, allowing students to develop a broader reading/understanding of social reality.
Descrição
Palavras-chave
Metodologia de ensino, Educação física escolar, Prática pedagógica, Estratégias didáticas, Teaching methodology, School physical education, Pedagogical practice, Didactic strategies
Idioma
Português
Como citar
LIZIERO, Leonardo. Metodologia da problematização com o arco de Maguerez na educação física: aplicação em séries iniciais do ensino fundamental. Orientador: Luiz Rogério Romero. 2025. 175 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.