Publicação: A arte na escola: pontes para inclusão
Carregando...
Arquivos
Data
2023-11-27
Autores
Orientador
Oliveira, Pelópidas Cypriano de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Artes Visuais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem como objetivo proporcionar e fomentar o compartilhamento de percepções, estratégias, experiências e atividades que contribuam para um ensino verdadeiramente inclusivo, compreendido aqui não apenas pela adaptação de atividades para crianças com deficiência, mas sim, pela busca por tornar o aprendizado mais significativo e instigante para todo estudante independente de sua condição. A importância das práticas e opiniões são construídas através de observação e seu diálogo com as teorias de Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet dentre outros estudiosos que me levam a acreditar na arte em suas diferentes manifestações e linguagens como chave para entendermos as demandas da nossa educação, principalmente pela criação de proposta lúdicas que possam cativar o interesse e mobilizar as forças produtivas do estudante promovendo a inclusão, o desenvolvimento de qualquer criança por meio de sua expressividade independente de sua condição ou contexto, valorizando a diversidade, os interesses e as potencialidades de cada indivíduo. Nessa ótica o sistema DUA (Desenho Universal de Aprendizagem) também pode ser um bom norteador metodológico.
Resumo (inglês)
The present study endeavors to facilitate the exchange of insights, strategies, experi ences, and activities that contribute to the cultivation of genuinely inclusive pedagogy. Within this framework, inclusivity is not merely construed as the adaptation of activities for children with disabilities; rather, it entails a concerted effort to imbue learning with greater meaning and engagement for every student, irrespective of their circum stances. The significance of pedagogical practices and perspectives is elucidated through meticulous observation and thoughtful discourse, drawing from the theoretical frameworks of Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet, and other esteemed scholars. These theories instill in me a belief in the transformative power of art across its diverse manifestations and languages, serving as a fundamental tool for compre hending the exigencies of our educational system. This objective is notably realized through the formulation of imaginative proposals capable of capturing student interest and mobilizing their productive capacities, thereby fostering inclusion and the holistic development of each child through expressive means, regardless of their condition or context. The approach underscores the appreciation of diversity, individual interests, and inherent potential. Within this paradigm, the Universal Design for Learning (UDL) system emerges as a judicious methodological guide.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
SANTOS, Letícia Weiller dos. A arte na escola: pontes para inclusão. Orientador: Pelópidas Cypriano de Oliveira. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2023.