Publicação:
A arte na escola: pontes para inclusão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-11-27

Orientador

Oliveira, Pelópidas Cypriano de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Artes Visuais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem como objetivo proporcionar e fomentar o compartilhamento de percepções, estratégias, experiências e atividades que contribuam para um ensino verdadeiramente inclusivo, compreendido aqui não apenas pela adaptação de atividades para crianças com deficiência, mas sim, pela busca por tornar o aprendizado mais significativo e instigante para todo estudante independente de sua condição. A importância das práticas e opiniões são construídas através de observação e seu diálogo com as teorias de Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet dentre outros estudiosos que me levam a acreditar na arte em suas diferentes manifestações e linguagens como chave para entendermos as demandas da nossa educação, principalmente pela criação de proposta lúdicas que possam cativar o interesse e mobilizar as forças produtivas do estudante promovendo a inclusão, o desenvolvimento de qualquer criança por meio de sua expressividade independente de sua condição ou contexto, valorizando a diversidade, os interesses e as potencialidades de cada indivíduo. Nessa ótica o sistema DUA (Desenho Universal de Aprendizagem) também pode ser um bom norteador metodológico.

Resumo (inglês)

The present study endeavors to facilitate the exchange of insights, strategies, experi ences, and activities that contribute to the cultivation of genuinely inclusive pedagogy. Within this framework, inclusivity is not merely construed as the adaptation of activities for children with disabilities; rather, it entails a concerted effort to imbue learning with greater meaning and engagement for every student, irrespective of their circum stances. The significance of pedagogical practices and perspectives is elucidated through meticulous observation and thoughtful discourse, drawing from the theoretical frameworks of Ana Mae Barbosa, Vygotsky, Claparède, Freinet, and other esteemed scholars. These theories instill in me a belief in the transformative power of art across its diverse manifestations and languages, serving as a fundamental tool for compre hending the exigencies of our educational system. This objective is notably realized through the formulation of imaginative proposals capable of capturing student interest and mobilizing their productive capacities, thereby fostering inclusion and the holistic development of each child through expressive means, regardless of their condition or context. The approach underscores the appreciation of diversity, individual interests, and inherent potential. Within this paradigm, the Universal Design for Learning (UDL) system emerges as a judicious methodological guide.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

SANTOS, Letícia Weiller dos. A arte na escola: pontes para inclusão. Orientador: Pelópidas Cypriano de Oliveira. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação