Logotipo do repositório
 

Publicação:
A produção de videoaulas para ensinar educação física no ensino médio: conhecimento, conteúdos digitais e preparação para o ENEM

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Iaochite, Roberto Tadeu
Costa Filho, Roraima Alves da

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Educação Física - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Physical education has significant importance for human development, as it presents as part of its objective the construction and development of knowledge, skills, abilities, critical awareness, autonomy before the body and movement of students, among other important learning in life. Teachers can use teaching methodologies that engage students and motivate them to learn. It is a fact that physical education lacks the production and use of didactic materials in the face of the problems that the area suffers. Educational technologies have been assuming an important role, helping teaching and promoting learning. This study aimed to map articles in Portuguese on the use of videotapes in teaching published between 2009 and 2018. More specifically, to present the main results on the use of videotapes in the educational context, as well as to identify positive and negative aspects of this tool as pedagogical material, and propose a roadmap for the development of this type of material in the context of physical education. For this, a literature review study was conducted, characterized by narrative bibliographic research. Positive aspects of videotapes in the teaching / learning process include access to content, possibility of studying through the cell phone, as well as improvement of learning rates. On the other hand, it has been identified that there are videotapes of low quality that compromise the learning and the use of videoaula as a pedagogical tool. From the results, it is proposed a script for the production of videotapes in the area of physical education. The construction of videotapes was based on fundamentals and themes that are present in the curriculum of High School, which, consequently, can prepare students for the National High School Examination (ENEM), which assesses the student's knowledge. Six scripts were developed for the production of videotapes for the composition of a project to be developed on the use of such tool

Resumo (português)

A educação física tem significativa importância para o desenvolvimento humano, pois apresenta como parte de seu objetivo a construção e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, capacidades, consciência crítica, autonomia perante a corporeidade e movimento dos estudantes, dentre outros aprendizados importantes na vida. Os professores podem usar metodologias de ensino que engajem os estudantes e os motivem a aprender. É fato que a educação física carece na produção e utilização de materiais didáticos diante dos problemas que a área sofre. As tecnologias educacionais vêm assumindo importante papel, auxiliando o ensino e favorecendo a aprendizagem. Este estudo objetivou mapear artigos em língua portuguesa, sobre o uso de videoaulas no ensino publicados entre os anos de 2009 e 2018. Mais especificamente, apresentar os principais resultados sobre o uso de vídeoaulas no contexto educativo, bem como identificar aspectos positivos e negativos dessa ferramenta como material pedagógico, e propor um roteiro para balizador para o desenvolvimento desse tipo de material no contexto da educação física. Para isso foi realizado um estudo de revisão da literatura, caracterizada pela pesquisa bibliográfica narrativa. Aspectos positivos de videoaulas no processo de ensino/aprendizagem incluem o acesso ao conteúdo, possibilidade de estudo pelo celular, bem como melhora dos índices de aprendizagem. De outro lado, identificouse que há videoaulas de baixa qualidade e que comprometem a aprendizagem e o uso da videoaula como ferramenta pedagógica. A partir dos resultados, propõe-se um roteiro para a produção de videoaulas na área da educação física. A construção de videoaulas se baseou em fundamentos e temas que estão presentes no currículo do Ensino Médio, o que, consequentemente, pode preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia o conhecimento do estudante. Foram desenvolvidos seis roteiros...

Descrição

Palavras-chave

Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil), Educação física - Estudo e ensino, Educação física (Ensino médio), Mídia digital, Vídeo digital, Pesquisa bibliografica - 2009-2018, Ensino audiovisual, Inovações educacionais, Tecnologia educacional, Aprendizagem

Idioma

Português

Como citar

RIZATO, Breno da Paixão. A produção de videoaulas para ensinar educação física no ensino médio: conhecimento, conteúdos digitais e preparação para o ENEM. 2018. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação