Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuições metodológicas para o ensino de geografia na educação básica: proposta de modelo cartográfico com múltiplas representações

dc.contributor.advisorFreitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]
dc.contributor.authorZucherato, Bruno [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:50Z
dc.date.available2014-06-11T19:27:50Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO estudo realizado apresenta a investigação da utilização das representações espaciais no ensino de Geografia, realizando um levantamento da utilização de gráficos de colunas (gráfico de barras), mapas coropléticos (mapas corocromáticos) e mapas em anamorfose (cartogramas) no material didático do ensino fundamental e médio utilizado pela rede pública do estado de São Paulo. Além desse levantamento, foi elaborado um modelo cartográfico de múltiplas representações, utilizando programas computacionais gratuitos e livres, como alternativa para o uso diversificado de representações espaciais no ensino de Geografia. O objetivo geral do trabalho desenvolvido foi investigar o uso dos gráficos e mapas temáticos no ensino de Geografia e elaborar uma proposta de modelo cartográfico com múltiplas representações, apoiada em gráficos de colunas, mapas coropléticos e mapas em anamorfose. Além disso, pretendeu-se aplicar um modelo cartográfico adaptado ao conteúdo de Geografia do terceiro ano do Ensino Médio e avaliar os resultados em termos de representação individual e múltipla. Para verificar a aplicabilidade do modelo elaborado, este foi adaptado e, a partir dessa adaptação, foram realizadas práticas com a finalidade de verificar como os alunos utilizam as representações espaciais em sala de aula e qual uso fazem das múltiplas representações. Os resultados obtidos pela pesquisa mostram que é viável a elaboração do modelo cartográfico com múltiplas representações fazendo uso de softwares gratuitos e/ou livres para a elaboração de representações a serem usadas no ensino. E ainda que, no material didático analisado, a maior parte das representações espaciais observadas correspondem aos gráficos de colunas, seguido pelos mapas coropléticos e os mapas em anamorfose. Sobre a utilização das representações...pt
dc.description.abstractThis research presents the investigation of the use of spatial representations in the teaching of Geography, conducting a survey of the use of column charts (bar chart), coropleth maps (chorocromatic maps) and anamorphosis (cartograms) in elementary and medium school teaching material used by the public of the state of São Paulo, besides this survey, we designed a cartographic model of multiple representations using free softwares, as an alternative to the use of diverse spatial representations in teaching Geography. The general objective of this research was to investigate the use of graphics and thematic maps in teaching Geography and develop a proposal for model with multiple cartographic representations, supported by column charts, coropleth maps and anamorphosis. Furthermore, we sought to apply a cartographic model adapted to the content of Geography of the third year of high school and evaluate the results in terms of individual and multiple representation.To verify the applicability of the model developed, this was adapted, and from that adaptation practices were conducted in order to see how students use spatial representations in the classroom and what use do the multiple representations. The results of the survey show that the preparation of cartographic model of multiple representations with the use of free softwares to prepare representations to be used in teaching is feasible. And yet, in the teaching material analyzed most of the observed spatial representations correspond to the column charts, followed by coropleth maps and after, anamorphosis. About the use of spatial representations, the practice has disclosed that the majority of the students are wont the column charts, followed by coropleth maps and anamorphosis, showing that the presence of these representations in the teaching material... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent149 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000706979
dc.identifier.capes33004137004P0
dc.identifier.citationZUCHERATO, Bruno. Contribuições metodológicas para o ensino de geografia na educação básica: proposta de modelo cartográfico com múltiplas representações. 2012. 149 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
dc.identifier.filezucherato_b_me_rcla.pdf
dc.identifier.lattes8745379102017462
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95623
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCartographypt
dc.subjectMaterial didatico - Gráficos, tabelas, etcpt
dc.subjectMapa coropléticopt
dc.subjectCartografia - Anamorfosept
dc.subjectPercepção geograficapt
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.titleContribuições metodológicas para o ensino de geografia na educação básica: proposta de modelo cartográfico com múltiplas representaçõespt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8745379102017462
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramGeografia - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaOrganização do espaçopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
zucherato_b_me_rcla.pdf
Tamanho:
9.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format