Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
| dc.contributor.author | Moura, Klesia Bezerra de [UNESP] | |
| dc.contributor.author | Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP] | |
| dc.contributor.author | Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP] | |
| dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
| dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:40:07Z | |
| dc.date.available | 2017-01-02T15:40:07Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description.abstract | Introdução: O programa "Cultura é Currículo" integra um conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da FDE. Não basta que estes alunos apenas assistam aos espetáculos ou visitas, mas é necessário que estas situações sejam inseridas no currículo escolar de forma planejada. Tendo em vista o objetivo desse Projeto, o Museu da Faculdade de Ciências e Tecnologia/CEMAARQ, oferece às visitas atrativos que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede estadual das instituições que participam do projeto "Lugares de Aprender". Desde o ano de 2009 o CEMAARQ passou a integrar um dos lugares estabelecidos pela FDE para a parceria, justamente por se tratar de um espaço para conhecimento organizado sobre aspectos da vida social, política, cultural e econômica de uma cultura. Ou seja, faz jus aos objetivos estabelecidos pela fundação. Objetivos: O programa "Cultura é Currículo" integra o conjunto de ações que tem como principais objetivos:- levar os alunos a conhecerem lugares que tragam uma bagagem cultural e de conhecimento que acrescentem e ampliem os horizontes de aprendizado dos mesmos. - O centro de museologia contém, em seu acervo, materiais pertencentes a períodos pré-históricos, tais como o período da "Pedra Lascada", "Pedra Polida" e "Idade do Bronze", bem como históricos, com objetos antropológicos de diversas tribos indígenas, além de materiais paleontológicos do período mezosóico.- Com esse acervo, junto com as explicações e monitoramento dos estagiários de forma didática, leva-se ao aluno uma quantidade muito grande de conhecimento sobre tais assuntos. - democratizar o acesso de professores e alunos ao patrimônio cultural, dentre outros. Métodos: O CEMAARQ desenvolve atividades voltadas a receber os alunos do FDE, que consistem na "Visita Monitorada ao Museu", "Manuseio das Peças Arqueológicas", jogos e brincadeiras (campo minado, quizz, teatro de fantoches) e apresentações de documentários relacionados à cultura indígena. Também são elaboradas "Avaliações de visita" destinadas aos professores. Resultados e discussões: Por ser a cultura parte integrante das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam os patrimônios, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto vem oferecendo, com muita propriedade, oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam dos equipamentos culturais disponíveis na cidade. No 1° semestre de 2013, contou-se com a presença de 2353 alunos da rede estadual, provindos do projeto "FDE". Pode-se perceber a grande importância e efetividade que esse projeto possui. | pt |
| dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
| dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
| dc.format.extent | 09645 | |
| dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ== | |
| dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10110 | |
| dc.identifier.file | 2013-09645-moura.pdf | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146971 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
| dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
| dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
| dc.source | PROEX | |
| dc.subject | Patrimônio | pt |
| dc.subject | Cultura | pt |
| dc.subject | Antropologia | pt |
| dc.subject | Arqueologia | pt |
| dc.subject | Ensino | pt |
| dc.subject | Museu | pt |
| dc.title | Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola | pt |
| dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| relation.isOrgUnitOfPublication | bbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e | |
| relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | bbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e | |
| unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
| unesp.department | Planejamento, Urbanismo e Ambiente - FCT | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- 2013-09645-moura.pdf
- Tamanho:
- 187.44 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
