Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola

dc.contributor.authorMoura, Klesia Bezerra de [UNESP]
dc.contributor.authorSchulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:40:07Z
dc.date.available2017-01-02T15:40:07Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: O programa "Cultura é Currículo" integra um conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da FDE. Não basta que estes alunos apenas assistam aos espetáculos ou visitas, mas é necessário que estas situações sejam inseridas no currículo escolar de forma planejada. Tendo em vista o objetivo desse Projeto, o Museu da Faculdade de Ciências e Tecnologia/CEMAARQ, oferece às visitas atrativos que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede estadual das instituições que participam do projeto "Lugares de Aprender". Desde o ano de 2009 o CEMAARQ passou a integrar um dos lugares estabelecidos pela FDE para a parceria, justamente por se tratar de um espaço para conhecimento organizado sobre aspectos da vida social, política, cultural e econômica de uma cultura. Ou seja, faz jus aos objetivos estabelecidos pela fundação. Objetivos: O programa "Cultura é Currículo" integra o conjunto de ações que tem como principais objetivos:- levar os alunos a conhecerem lugares que tragam uma bagagem cultural e de conhecimento que acrescentem e ampliem os horizontes de aprendizado dos mesmos. - O centro de museologia contém, em seu acervo, materiais pertencentes a períodos pré-históricos, tais como o período da "Pedra Lascada", "Pedra Polida" e "Idade do Bronze", bem como históricos, com objetos antropológicos de diversas tribos indígenas, além de materiais paleontológicos do período mezosóico.- Com esse acervo, junto com as explicações e monitoramento dos estagiários de forma didática, leva-se ao aluno uma quantidade muito grande de conhecimento sobre tais assuntos. - democratizar o acesso de professores e alunos ao patrimônio cultural, dentre outros. Métodos: O CEMAARQ desenvolve atividades voltadas a receber os alunos do FDE, que consistem na "Visita Monitorada ao Museu", "Manuseio das Peças Arqueológicas", jogos e brincadeiras (campo minado, quizz, teatro de fantoches) e apresentações de documentários relacionados à cultura indígena. Também são elaboradas "Avaliações de visita" destinadas aos professores. Resultados e discussões: Por ser a cultura parte integrante das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam os patrimônios, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto vem oferecendo, com muita propriedade, oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam dos equipamentos culturais disponíveis na cidade. No 1° semestre de 2013, contou-se com a presença de 2353 alunos da rede estadual, provindos do projeto "FDE". Pode-se perceber a grande importância e efetividade que esse projeto possui.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.format.extent09645
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10110
dc.identifier.file2013-09645-moura.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146971
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectPatrimôniopt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectAntropologiapt
dc.subjectArqueologiapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectMuseupt
dc.titleCultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escolapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationbbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoverybbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentPlanejamento, Urbanismo e Ambiente - FCTpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-09645-moura.pdf
Tamanho:
187.44 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format