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Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola

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Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: O programa "Cultura é Currículo" integra um conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da FDE. Não basta que estes alunos apenas assistam aos espetáculos ou visitas, mas é necessário que estas situações sejam inseridas no currículo escolar de forma planejada. Tendo em vista o objetivo desse Projeto, o Museu da Faculdade de Ciências e Tecnologia/CEMAARQ, oferece às visitas atrativos que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede estadual das instituições que participam do projeto "Lugares de Aprender". Desde o ano de 2009 o CEMAARQ passou a integrar um dos lugares estabelecidos pela FDE para a parceria, justamente por se tratar de um espaço para conhecimento organizado sobre aspectos da vida social, política, cultural e econômica de uma cultura. Ou seja, faz jus aos objetivos estabelecidos pela fundação. Objetivos: O programa "Cultura é Currículo" integra o conjunto de ações que tem como principais objetivos:- levar os alunos a conhecerem lugares que tragam uma bagagem cultural e de conhecimento que acrescentem e ampliem os horizontes de aprendizado dos mesmos. - O centro de museologia contém, em seu acervo, materiais pertencentes a períodos pré-históricos, tais como o período da "Pedra Lascada", "Pedra Polida" e "Idade do Bronze", bem como históricos, com objetos antropológicos de diversas tribos indígenas, além de materiais paleontológicos do período mezosóico.- Com esse acervo, junto com as explicações e monitoramento dos estagiários de forma didática, leva-se ao aluno uma quantidade muito grande de conhecimento sobre tais assuntos. - democratizar o acesso de professores e alunos ao patrimônio cultural, dentre outros. Métodos: O CEMAARQ desenvolve atividades voltadas a receber os alunos do FDE, que consistem na "Visita Monitorada ao Museu", "Manuseio das Peças Arqueológicas", jogos e brincadeiras (campo minado, quizz, teatro de fantoches) e apresentações de documentários relacionados à cultura indígena. Também são elaboradas "Avaliações de visita" destinadas aos professores. Resultados e discussões: Por ser a cultura parte integrante das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam os patrimônios, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto vem oferecendo, com muita propriedade, oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam dos equipamentos culturais disponíveis na cidade. No 1° semestre de 2013, contou-se com a presença de 2353 alunos da rede estadual, provindos do projeto "FDE". Pode-se perceber a grande importância e efetividade que esse projeto possui.

Descrição

Palavras-chave

Patrimônio, Cultura, Antropologia, Arqueologia, Ensino, Museu

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10110

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