Logotipo do repositório
 

Publicação:
O processo de ensino aprendizagem da educação no trânsito por meio da construção de um personagem heróico

dc.contributor.advisorMartins, Maria Angélica Seabra Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.authorMoreira, Anauá Carina de Campos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:23:37Z
dc.date.available2015-03-23T15:23:37Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThis research project aims to study the relationship between the myths and the automobile, the contributions to the literature of fairy tales and the possible contributions of the heroes of fairy tales can bring to the process of teaching and learning defensive behavior in traffic. Traffic is a phenomenon so common to modern societies that often do not pay attention to their relevance as synonymous with social space and contains diversity of people and behaviors. To counter the image of fatalistic accidents and transgressions, will support us in the virtues of the hero figure to culminate in a collective tale in which children want to rethink their behavior, becoming citizens, with a more preventative and better quality of life. The research will be held in four rooms of elementary school in a city public school that serves children from families of the urban popular classes. The research will seek to analyze how the design of transit for the children and what the increase attributed to the theme, after the establishment of a collective storyen
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa pretende estudar a relação entre os mitos e o automóvel, as contribuições da literatura dos contos de fadas e as possíveis contribuições que os heróis dos contos de fadas podem trazer ao processo de ensino aprendizagem da conduta defensiva no trânsito. O trânsito é um fenômeno tão comum às sociedades modernas que freqüentemente não atentamos para sua relevância enquanto sinônimo de espaço social e que contém diversidade de pessoas e comportamentos. Para contrapor a imagem fatalística de acidentes e transgressões, nos apoiaremos nas virtudes da figura do herói, para culminar num conto coletivo em que se pretende que as crianças repensem seu comportamento, transformando-se em cidadãos, com uma postura mais preventiva e com mais qualidade de vida. A pesquisa será realizada em quatro salas do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade que atende crianças provenientes de famílias das classes populares urbanas. A pesquisa procurará analisar qual a concepção de trânsito para as crianças e qual o acréscimo atribuído ao tema, após a elaboração de um conto coletivopt
dc.identifier.aleph000690073
dc.identifier.citationMOREIRA, Anauá Carina de Campos. O processo de ensino aprendizagem da educação no trânsito por meio da construção de um personagem heróico. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
dc.identifier.filemoreira_acc_tcc_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120071
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectTransito urbanopt
dc.subjectSegurança de trânsitopt
dc.subjectContos de fadaspt
dc.subjectHerois na literaturapt
dc.subjectMitopt
dc.subjectTraffic engineeringen
dc.subjectTraffic safetyen
dc.subjectFairy talesen
dc.subjectHeroes in literatureen
dc.subjectMythen
dc.titleO processo de ensino aprendizagem da educação no trânsito por meio da construção de um personagem heróicopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
moreira_acc_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
677.32 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format