Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de termologia

dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorSparvoli, Deise Aparecida Peralta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:00Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:00Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThis article represents a continuation of the results of a research presented in Camargo and Nardi (2007). It is inserted in the study that seeks to understand the main student’s inclusion barriers with visual impairment in the Physics classes. It aims to understand which communication context shows kindness or unkindness to the impairment visual student’s real participation in thermology activities. For this, the research defines, from the empirical - sensory and semantics structures, the used languages in the activities, as well, the moment and the speech pattern in which the languages have been used. As result, identifies a strong relation between the uses of the interdependent empirical structure audio-visual language in the non-interactive episodes of authority; a decrease of this structure use in the interactive episodes and the creation of education segregation environments within the classroom.en
dc.description.abstractO presente artigo representa uma continuidade dos resultados apresentados em Camargo e Nardi (2007). Encontra-se inserido dentro de um estudo que visa identificar as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de física. Objetiva compreender que contextos comunicacionais favorecem e dificultam a participação efetiva do aluno cego em atividades de termologia. Para tal, define, a partir das estruturas empírica e semântico-sensorial, a linguagem utilizada nas atividades, bem como, o momento e o padrão discursivo em que essas linguagens foram empregadas. Como resultado, identifica intensa relação entre o emprego de linguagem de estrutura empírica áudio-visual interdependente em episó- dios não-interativos/de autoridade, o decrescimento da utilização de tal estrutura nos episódios interativos e a criação de ambientes segregativos de ensino no interior da sala de aula.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent21-40
dc.identifierhttp://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/7992
dc.identifier.citationRevista de Enseñanza de la Física, v. 23, n. 1-2, p. 21-40, 2010.
dc.identifier.fileISSN0326-7091-2010-23-01-02-21-40.pdf
dc.identifier.issn0326-7091
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes3417921730250572
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134498
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista de Enseñanza de la Física
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectThermology teachingen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectCommunicational contexten
dc.subjectInclusionen
dc.subjectSpecial education needsen
dc.subjectEnsino de termologiapt
dc.subjectDeficiência visualpt
dc.subjectContexto comunicacionalpt
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt
dc.titleContextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de termologiapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes3417921730250572
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0326-7091-2010-23-01-02-21-40.pdf
Tamanho:
527.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format