Logotipo do repositório
 

Publicação:
A charge em sala de aula: reflexo e refração étnicas

dc.contributor.advisorRamos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
dc.contributor.advisorPaula, Luciane de [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Larissa Pereira da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-05T16:47:07Z
dc.date.available2017-01-05T16:47:07Z
dc.date.issued2016-11-21
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto de estudo o gênero discursivo charge como possibilidade de trabalho pedagógico para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental II. A escolha do gênero em questão se deu por se tratar de um gênero atrativo, aceito pelos alunos de forma imediata, por suscitar a criticidade e possibilitar o acesso a questões polêmicas da vida em sociedade. A pesquisa é oriunda da seguinte questão: de que modo o gênero discursivo charge pode ser trabalhado em sala de aula como um evento multimodal que reflete e refrata realidades sociais, em especial, as do campo étnico? A temática eleita, a saber, é a intolerância religiosa. Na esteira dos postulados do Círculo Bakhtiniano, tais como: a interação verbal, o signo ideológico, o dialogismo, a interdiscursividade, a ética e a estética e o reflexo e refração esta pesquisa busca investigar os efeitos de sentido subjacentes, as críticas veiculadas e as questões de enunciação. O objetivo geral da presente investigação é desenvolver uma proposta de trabalho pedagógico com charges de temática étnico- religiosa, perscrutando de que modo o gênero charge reflete e refrata realidades sociais que devem ser discutidas como práxis. Os objetivos específicos são: abordar a charge como gênero discursivo, à luz das formulações do Círculo de Bakhtin, propor e discutir a inserção das charges na sala de aula e analisar charges com temática étnico-religiosas, ancorados na teoria da Análise Dialógica do Discurso. As charges que compuseram o corpus da pesquisa foram coletadas do jornal francês Charlie Hebdo e dos sites dos chargistas brasileiros: Vitort Teixeira (Vitort) e Carlos Henrique Latuff de Sousa (Latuff).pt
dc.description.abstractThis research has as its object of study the gender discourse charge as possibility of pedagogical work for the students of the final series of Fundamental Education II. The choice of the genre in question took place because it was a gender attraction, accepted by the students immediately, by raising the criticality and enable access to controversial issues of life in society. The research is derived from the following question: how gender discourse charge can be worked in the classroom as a multimodal event which reflects and refracts social realities, in particular those of ethnic field? The theme chosen, namely, is the religious intolerance. In the wake of the postulates of the Circle Bakhtinian, such as: the verbal interaction, the ideological sign, The dialogism, The interdiscursivity, ethics and aesthetics and the reflection and refraction this research aims to investigate the effects of meaning behind the criticisms expressed and the issues of enunciation. The overall goal of this research is to develop a proposal for a pedagogical work with charges of ethnic theme- religion, scrutinizing of how gender charge reflects and refracts social realities that must be discussed as praxis. The specific objectives are: addressing the charge as gender discourse, in the light of the wording of the circle of Bakhtin, propose and discuss the insertion of cartoons in the classroom and analyze cartoons with themes of ethnic-religious, anchored in the theory of Dialogic analysis of discourse. The cartoons that comprised the corpus of research were collected from the French newspaper Charlie Hebdo and the sites of cartoonists brazilians: Vitort Teixeira (Vitort) and Carlos Latuff de Sousa (Latuff).en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000877982
dc.identifier.capes23001011069P5
dc.identifier.lattes74027009123924
dc.identifier.lattes0000-0003-1727-0376
dc.identifier.lattes9546185363173636
dc.identifier.orcid0000-0002-9850-1393
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/147074
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGênero discursivopt
dc.subjectAnálise dialógica do discursopt
dc.subjectIntolerância religiosapt
dc.subjectProposta pedagógicapt
dc.subjectChargept
dc.titleA charge em sala de aula: reflexo e refração étnicaspt
dc.title.alternativeLa charge dans la salle de classe : réflexion et réfraction éthniquesfr
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9546185363173636[3]
unesp.advisor.orcid0000-0003-1727-0376[3]
unesp.author.lattes74027009123924
unesp.author.orcid0000-0002-9850-1393
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLetras (Mestrado Profissional) - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_lps_me_assis.pdf
Tamanho:
2.78 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: