Publicação: Diário de uma professora em formação
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Chaluh, Laura Noemi 

Cassão, Pamela Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Durante dois anos (2014-2015) atuei como bolsista pelo Programa Núcleo de Ensino, vinculado ao projeto Prática de leitura e literatura e formação o qual é desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rio Claro. Em parceria com a professora responsável pela turma, o trabalho visou a promoção do hábito da leitura no cotidiano de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através da utilização da literatura infanto-juvenil como base para a realização de atividades envolvendo o ato de ler e escrever. Por meio dessa experiência, registrei minhas vivências no ambiente escolar em documentos chamados Diários de Bordo. A prática do registro diário permite que o professor realize, por meio de suas escritas, reflexões acerca das práticas e estratégias por ele utilizadas tendo uma ressignificação enquanto profissional. No presente trabalho, desenvolvo uma pesquisa de caráter autobiográfico, a partir da análise dos referidos diários, com o objetivo de compreender, através dessas escritas, quais as aprendizagens obtidas durante esse processo de reflexão sobre a minha constituição docente. Realizarei um levantamento bibliográfico dos artigos contidos nos Anais do Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica (CIPA), com o intuito de ampliar a compreensão da prática de escrita de diários no fazer docente. Os resultados obtidos, serão apresentados em uma discussão abordando a importância das reflexões acerca da própria prática para a constituição de uma professora
Descrição
Palavras-chave
Professores - Formação, Autobiografia, Literatura, Escrita, Dialogo, Teachers, Training of
Idioma
Português
Como citar
RODRIGUES, Nathalia Ferraz. Diário de uma professora em formação. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.