Logotipo do repositório
 

Publicação:
Diário de uma professora em formação

dc.contributor.advisorChaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.contributor.advisorCassão, Pamela Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:52Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:52Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractDurante dois anos (2014-2015) atuei como bolsista pelo Programa Núcleo de Ensino, vinculado ao projeto Prática de leitura e literatura e formação o qual é desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rio Claro. Em parceria com a professora responsável pela turma, o trabalho visou a promoção do hábito da leitura no cotidiano de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através da utilização da literatura infanto-juvenil como base para a realização de atividades envolvendo o ato de ler e escrever. Por meio dessa experiência, registrei minhas vivências no ambiente escolar em documentos chamados Diários de Bordo. A prática do registro diário permite que o professor realize, por meio de suas escritas, reflexões acerca das práticas e estratégias por ele utilizadas tendo uma ressignificação enquanto profissional. No presente trabalho, desenvolvo uma pesquisa de caráter autobiográfico, a partir da análise dos referidos diários, com o objetivo de compreender, através dessas escritas, quais as aprendizagens obtidas durante esse processo de reflexão sobre a minha constituição docente. Realizarei um levantamento bibliográfico dos artigos contidos nos Anais do Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica (CIPA), com o intuito de ampliar a compreensão da prática de escrita de diários no fazer docente. Os resultados obtidos, serão apresentados em uma discussão abordando a importância das reflexões acerca da própria prática para a constituição de uma professorapt
dc.format.extent59 f.
dc.identifier.aleph000888675
dc.identifier.citationRODRIGUES, Nathalia Ferraz. Diário de uma professora em formação. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888675.pdf
dc.identifier.lattes5879357007917808
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155726
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectAutobiografiapt
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectDialogopt
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.titleDiário de uma professora em formaçãopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5879357007917808
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000888675.pdf
Tamanho:
503.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format