Logo do repositório
 

Demandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura

dc.contributor.authorCamargo, Sérgio
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorRubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:02:44Z
dc.date.available2016-03-02T13:02:44Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractIn this paper we analyze in-service high school physics teachers’ demands when consulted with the aim of subsiding discussions about the restructuration of a new pedagogical project of an undergraduate physics education program (called licenciatura in Brazil) of a public university, designed to future teachers. The discourses were analyzed looking for interpreting how their demands could be considered in the design of a new pedagogical project. For reading and interpretation of the sense effects present in teachers’ discourses we based on the French line discourse analysis. We noticed that in-service teachers’ discourses match with those of future teachers, taking the last year of the physics education program, as well as on outcomes of teachers’ education research literature. Some of the teachers’ expectations were considered in the design of the new pedagogical project initiated in 2006 in this institution analyzed.en
dc.description.abstractNeste artigo analisamos demandas de professores de Física em exercício na rede pública de ensino, ouvidos com a finalidade de subsidiar as discussões sobre a reestruturação de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública. Os discursos foram analisados procurando-se interpretar como suas demandas poderiam ser consideradas no novo projeto pedagógico deste curso. Para a leitura e interpretação dos efeitos de sentido presentes nos discursos desses professores, apoiamo-nos em noções da análise de discurso na linha francesa. Percebeu-se que os discursos dos professores em exercício aproximaram-se daqueles defendidos pelos licenciandos do último ano do curso de licenciatura e de resultados de pesquisa constantes na literatura da área formação de professores. Verificou-se que, após a reestruturação curricular, parte das demandas dos professores foi considerada no desenho do novo projeto pedagógico implantado nesta instituição a partir de 2006.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent13-40
dc.identifierhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/335
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, p. 13-40, 2014.
dc.identifier.fileISSN1806-5104-2014-14-03-13-40.pdf
dc.identifier.issn1806-5104
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes6719368282265238
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135435
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectPhysics teachers’ initial educationen
dc.subjectCurricular restructurationen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectPhysics teachers’ demandsen
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectFormação inicial de professores de Físicapt
dc.subjectReestruturação curricularpt
dc.subjectAnálise de discursopt
dc.subjectDemandas de professores de Físicapt
dc.titleDemandas de professores de física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciaturapt
dc.title.alternativeDemands of in-service physics High School teachers: subsidies for a process of reestructuration of an initial teachers education undergraduate programen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes6719368282265238
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt
unesp.departmentFísica - FCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1806-5104-2014-14-03-13-40.pdf
Tamanho:
661.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format