Logotipo do repositório
 

Publicação:
Narrativas e atividade docente: perspectivas e desafios metodológicos para a pesquisa em educação e formação de professores

dc.contributor.authorLima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
dc.contributor.authorCastro, Rosane Michelli de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:35Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:35Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis paper emerges from our research and extension courses university, from our concerns with the initial and continuous training of teachers and the Childhood Education and the early years of elementary school. We had, as a main focus, presenting aspects of some of these referrals effected towards the creation of possibilities for the collective creation of conditions to nourish all those involved in due diligence with a set of knowledge necessary for making decisions and positions on it and in pedagogical practice. Of theoretical and methodological perspective based our research, teacher training processes should meet the expression of their practical actions in order to produce new knowledge relativized, understood based on the circumstances, the social subjects and the social places of those prepare and disseminate. This understanding was responsible for the methodological choices made for the proposition and development of our research, primarily the oral history. Finally, we conclude, among other things, that the uniqueness of what is done, thought and spoken in the world of school and therefore, the practice of educational research through the narrative is full of content for the projection of new shares in favor of improved processes of teaching and learning aimed the formation and activity of teachers and the humanization of adults and children.en
dc.description.abstractEste texto emerge de nossos percursos de pesquisa e extensão universitárias, a partir de nossas preocupações com a formação inicial e continuada de professores da e para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tivemos, como intenção central, apresentar aspectos de alguns desses encaminhamentos efetivados em busca da criação de possibilidades para a construção coletiva de condições para nutrir todos os envolvidos nos processos investigativos com um conjunto de saberes necessá- rios à tomada de decisões e posicionamentos sobre a e na prática pedagógica. Da ótica teórico-metodológica que baseou nossas pesquisas, os processos formativos de professores devem ir ao encontro da expressão das suas ações práticas, a fim de se produzir um novo conhecimento relativizado, entendido com base nas circunstâncias, dos sujeitos e dos lugares sociais daqueles que o elaboram e o disseminam. Essa compreensão foi responsável pelas opções metodológicas feitas para a proposição e o desenvolvimento de nossas pesquisas, prioritariamente a História Oral. Finalmente, concluímos, dentre outros aspectos, que a singularidade do que é realizado, pensado e falado no mundo da escola e, portanto, a prática da pesquisa pedagógica pela via da narrativa é prenhe de conteúdo para projeção de novas ações em favor da melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dirigidos à formação e atuação docentes e à humanização plena de adultos e crianças.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent81-100
dc.identifierhttp://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=12615&dd99=view&dd98=pb
dc.identifier.citationRevista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 81-100, 2014.
dc.identifier.fileISSN1518-3483-2014-14-41-81-100.pdf
dc.identifier.issn1518-3483
dc.identifier.lattes8973177509376264
dc.identifier.lattes5702962982414366
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114916
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Diálogo Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectNarrativas docentespt
dc.subjectAtividade docentept
dc.titleNarrativas e atividade docente: perspectivas e desafios metodológicos para a pesquisa em educação e formação de professorespt
dc.title.alternativeNarratives and teaching activity: methodological prospects and challenges for research in education and teacher trainingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8973177509376264
unesp.author.lattes5702962982414366
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1518-3483-2014-14-41-81-100.pdf
Tamanho:
493.03 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format