Logotipo do repositório
 

Publicação:
Doenças crônicas na escola: um estudo das necessidades dos alunos

dc.contributor.advisorBraga, Tania Moron Saes [UNESP]
dc.contributor.authorNonose, Eliana Roldão dos Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:56Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:56Z
dc.date.issued2009-03-03
dc.description.abstractAs escolas enfrentam números crescentes dos escolares com doenças e/ou condições crônicas de saúde e estes são mais prováveis de terem dificuldades acadêmicas, sociais e emocionais. Os educadores e as famílias devem assegurar-se de que estas crianças recebam e mantenham uma instrução de qualidade. Neste sentido, busca-se investigar a prevalência de doenças e/ou condições crônicas entre os escolares de um município localizado no Noroeste do Paraná, suas necessidades, barreiras e estratégias utilizadas na sua superação, bem como sugestões que possam contribuir para melhorar o desenvolvimento do escolar. Para tanto, a primeira etapa utiliza um questionário estruturado dirigido aos pais dos 860 escolares do município para identificação dos escolares com alguma doença e/ou condição crônica de saúde. Dos 629 questionários retornados, selecionam-se quinze crianças para participação da segunda etapa, que corresponde à entrevista com os seus respectivos pais e professores. Os resultados indicam uma prevalência de 60% dos escolares com uma ou mais condições crônicas de saúde. Desse total, 34% dos escolares apresentam uma condição crônica enquanto que 26% apresentam mais de uma. Os dados referentes à entrevista com os pais apontam que as necessidades referem-se à observação constante do seu filho quanto aos sinais de crise com cinco (33,3%) das respostas; seguida de alimentação adequada para diabético com duas (13,3%); adequação das atividades físicas mais leves, adequação da estrutura física, transporte escolar, posicionamento do filho na carteira da frente e de ter professor especialista em educação especial com uma (6,7%) resposta cada uma. Em relação à entrevista com os professores, as respostas mais comuns referem-se a cuidados quanto ao uso de medicamentos contínuos, com cinco respostas (41,7%), uma metodologia diferenciada com quatro...pt
dc.description.abstractSchools are facing an increasing number of students with diseases and/or chronic conditions of health and these are probably the reason for having academic, social and emotional difficulties. Educators and students’ families must be sure about what their children receive, and maintain education quality. Therefore we seek to investigate the prevalence of diseases and/or chronic conditions among students of a city located on northwest of Paraná, their needs, barriers and strategies used for overcoming the problems, as well as suggesting what might be done to contribute and ameliorating the students development. For this purpose, at the first phase of the research, a structured questionnaire was addressed to parents of the 860 students in the city in order to identify students with diseases and/or chronic conditions of health. Of the 629 returned questionnaires, fifteen children are selected for participation of the second stage that corresponds to the interview with their respective parents and teachers. The results showed a prevalence of 60% of students with one or more chronic conditions of health. 34% out of this total showed a chronic condition while 26% showed more than one. The data referring to interview with parents present the needs that refer to a constant observation of their children about the signs of crisis with five of the answers (33,3%); followed by adequate food for diabetics with two answers (13,3%); adequation of lighter physical activities, student transport, school physical structure, students sitting at the front desk, and having specialists in special education with one answer each one (6,7%). Concerning to interview with teachers, the most common answers referred to care about the continuous usage of medicines with five answers (41,7%), a different methodology, with four answers (33,3%); of having easier access to health service and support of multidisciplinary team, ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent116 f. : il. color.
dc.identifier.aleph000598046
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationNONOSE, Eliana Roldão dos Santos. Doenças crônicas na escola: um estudo das necessidades dos alunos. 2009. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
dc.identifier.filenonose_ers_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes6535356022897474
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91183
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectDoenças cronicaspt
dc.subjectDoentes cronicos (Crianças)pt
dc.subjectProfessores de educação especial - Formaçãopt
dc.subjectChronic Diseaseen
dc.subjectPrevalenceen
dc.subjectSpecial Needsen
dc.subjectInclusive Educationen
dc.titleDoenças crônicas na escola: um estudo das necessidades dos alunospt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6535356022897474
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaAprendizagem escolar e desenvolvimento humanopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nonose_ers_me_mar.pdf
Tamanho:
556.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format