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Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso

dc.contributor.advisorViolin, Fábio Luciano [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Vitória
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-12-21T14:20:54Z
dc.date.available2022-12-21T14:20:54Z
dc.date.issued2022-12-13
dc.description.abstractCom a chegada da pandemia causada pelo vírus Covid-19, inúmeros setores da economia mundial ficaram praticamente paralisados, podendo destacar a atividade turística como um dos principais. Diante disso, os atrativos turísticos, equipamentos, serviços, e infraestrutura turística, buscaram formas de contornar esse momento de crise, entretanto apenas alguns obtiveram sucesso. As organizações de turismo ligadas aos ambientes digitais, que buscaram inovação no mercado, maiores desafios e que lidaram efetivamente com o ambiente de incertezas que a pandemia originou, foram os que mais se destacaram. Essas empresas que sobrevivem em meio a um cenário de riscos, que possuem base tecnológica e um modelo de negócio escalável, sustentável e repetível recebe o nome atualmente de Startup. Em conseguinte, o presente estudo, possui como objetivo analisar e pontuar os principais fatores críticos para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia, utilizando exemplos reais de organizações que obtiveram sucesso neste período, como principal base para a extração de informações. Após a realização das entrevistas semiestruturadas com os representantes das organizações Smart Tour, Onfly e Ifriend, foi possível notar que fatores como criação de um produto consistente, equipe e gestão bem estruturada, criação de estratégias inovadoras, uso do marketing digital e a adequação eficiente nos ecossistemas em que se inseriram, foram os principais diferenciais durante o desenvolvimento positivo no período de crise citado. Conclui-se que não existe fórmula exata para ser bem sucedido no mercado, mas é necessário se atentar a oportunidades e estratégias específicas que podem ser tomadas para conseguir se sobressair no mercado, mesmo que cada organização possui suas singularidades, modelo de negócio e público alvo.pt
dc.description.abstractWith the arrival of the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus, numerous sectors of the world economy were practically paralyzed, and tourism activity can be highlighted as one of the main ones. In view of this, tourist attractions, equipment, services, and tourist infrastructure, sought ways to circumvent this moment of crisis, however only a few were successful. Tourism organizations linked to digital environments, which sought to innovate in the market, faced greater challenges and effectively dealt with the uncertain environment created by Covid-19, were the ones that stood out the most. These companies that survive in the midst of a risky scenario, which have a technological base and a scalable, sustainable and repeatable business model, are currently called Startup. Therefore, the present study aims to analyze and score the main critical factors for the success of tourism startups during the pandemic, using real examples of organizations that were successful in this period, as the main basis for extracting information. After carrying out the semi-structured interviews with representatives of the organizations Smart Tour, Onfly and Ifriend, it was possible to notice that factors such as the creation of a consistent product, a well-structured team and management, creation of innovative strategies, use of digital marketing and efficient adaptation in ecosystems in which they were inserted, were the main differentials during the positive development in the aforementioned crisis period. It is concluded that there is no exact formula to be successful in the market, but it is necessary to pay attention to specific opportunities and strategies that can be taken to succeed in excelling in the market, even though each organization has its singularities, business model and target audience.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 7123
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/238391
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPandemiapt
dc.subjectStartuppt
dc.subjectFatores de sucessopt
dc.subjectCovid-19pt
dc.subjectTurismopt
dc.subjectTourismen
dc.subjectSuccess factorsen
dc.subjectPandemicen
dc.titleFatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicasopt
dc.title.alternativeFactors for the success of tourism startups during the pandemic: multicase analysisen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia e Ciências, Rosanapt
unesp.undergraduateTurismo - CEROpt

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