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Publicação:
Sistemas suplementares e alternativos de comunicação nas habilidades expressivas de um aluno com paralisia cerebral

dc.contributor.authorDeliberato, Débora [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-19T16:20:26Z
dc.date.available2015-03-19T16:20:26Z
dc.date.issued2011-08-01
dc.description.abstractThe objective of this research was to describe the use of an augmentative and alternative system for a student with cerebral palsy during intervention. A 10-year-old male student with cerebral palsy participated in this investigation. He attended special classes for people with disability in a public school in a city of the interior of Sao Paulo. The scheduled activities were carried out twice a week for two years at the Laboratory of Special Education of a public University of São Paulo. All of the tapes describing the activities that were filmed during the assessment and implementation of augmentative and alternative communication resource were watched and described using a specific protocol. Based on the information from the protocols, the sessions with intervals greater than 20 days and the ones with activities involving the communication board with the time equal or greater than 20 minutes during the first year of intervention were selected. The chosen sessions were transcribed in full and, after analyzing the text, the following categories were established, according to the stated goal: the graphic system helped the student with utterances of vertical structure (56%) associated with the oral (14%) and non-oral and non-verbal form (30%), while the use of the graphic system along with other forms collaborated to enhance statements, enabling better understanding of the child s intention. The use of augmentative and alternative communication systems provided the expansion of effective dialogical situations for the student during the activities carried out in speech therapy.en
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi descrever o uso do sistema de comunicação suplementar e alternativo de um aluno com paralisia cerebral submetido à intervenção. Participou desta investigação um aluno com paralisia cerebral de 10 anos de idade, gênero masculino, que frequentava classe especial para deficientes físicos em uma escola estadual de uma cidade do interior de São Paulo. As atividades programadas foram realizadas duas vezes por semana, durante dois anos, em um Laboratório de Educação Especial de uma Universidade pública. Todas as fitas gravadas descrevendo as atividades desenvolvidas nos atendimentos efetivados durante o processo de avaliação e implementação do recurso de comunicação suplementar e alternativo foram assistidas e descritas, em um protocolo especifico. Com base nas informações dos protocolos, foram selecionadas as sessões com intervalo maior que 20 dias e que continham atividades envolvendo o tabuleiro de comunicação, com o tempo igual ou superior a 20 minutos, durante o primeiro ano da intervenção. As sessões escolhidas foram transcritas na íntegra e, após análise do texto obtido, foram estabelecidas as seguintes categorias: o sistema gráfico auxiliou o aluno, na emissão de estrutura vertical (56%), associado à modalidade oral (14%) e à modalidade não oral verbal e não verbal (30%), enquanto o uso do sistema gráfico, em conjunto com outras modalidades, colaborou na ampliação dos enunciados e na possibilidade de o aluno ser compreendido na sua intenção. O emprego de sistemas de comunicação suplementar e alternativo proporcionou ao aluno a ampliação de situações dialógicas efetivas, durante as atividades realizadas na intervenção fonoaudiológica.pt
dc.description.affiliationUnesp Departamento de Educação Especial Programa de Pós-graduação
dc.description.affiliationUnespUnesp Departamento de Educação Especial Programa de Pós-graduação
dc.format.extent225-244
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000200005
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 17, n. 2, p. 225-244, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382011000200005
dc.identifier.fileS1413-65382011000200005.pdf
dc.identifier.issn1413-6538
dc.identifier.lattes5154063375333536
dc.identifier.scieloS1413-65382011000200005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117884
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial
dc.relation.ispartofsjr0,197
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectSistemas de comunicaçãopt
dc.subjectHabilidades comunicativaspt
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectIntervençãopt
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectCommunication systemsen
dc.subjectCommunicative abilitiesen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectInterventionen
dc.titleSistemas suplementares e alternativos de comunicação nas habilidades expressivas de um aluno com paralisia cerebralpt
dc.title.alternativeAugmentative and alternative systems in the expressive abilities of a cerebral palsy studenten
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5154063375333536
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

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