Repository logo
 

Publication:
A aprendizagem do educando para a leitura do mundo

Loading...
Thumbnail Image

Date

Advisor

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Work presented at event

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Introdução: Nossa sala de aula está inserida na Associação filantrópica de proteção aos cegos, em que as atividades em sala de aula foram direcionadas de acordo com a realidade e o nível de conhecimento vivenciado pelos alunos,subsidiados pelos princípios e concepções construtivas de Paulo Freire, visando a interação do sujeito com o meio, ocorre como agente mediador da linguagem para que se concretize a aprendizagem, pois o ideário da educação popular é a valorização do diálogo, da participação juntamente com a consideração do educando como sujeito portador do saber, que devem ser reconhecidos . Objetivos: erar o diálogo entre o educador,educando e o objeto de conhecimento, vinculado a reconhecer a aprendizagem como um processo gradativo em que valoriza o conhecimento de mundo adquirido pelos alunos, fazendo-se construtores de seu próprio conhecimento. Métodos: ara uma melhor compreensão das atividades, foi necessárias as utilizações das concepções de Paulo Freire, em que o educador popular parte dos princípios construtivistas para alfabetizar, em que este processo, implica em interagir sobre o objeto, pois não basta fazer uma análise superficial da questão, requer o ato de descobrir e construir, inserindo conteúdos pessoais e sócio-culturais para que ocorra a aprendizagem.Algo deve ser feito para que o(a) educando possa ampliar seus referenciais do mundo e trabalhar, simultaneamente com todas as linguagens, para valorizar o(a) educando(a) como uma pessoa inteira, com sua afetividade, suas percepções, seus sentidos, sua crítica, sua criatividade e etc,pois o intuito é proporcionar uma formação cidadã e crítica fortalecendo a auto-estima. Resultados: om o desenvolver das aulas obteve-se uma progressão, em que os alunos compreenderam os objetivos propostos pelas atividades, sendo valorizado de forma ampla a leitura e a escrita, despertando o interesse na composição de portadores de textos (contos, romances, artigos de jornais, etc) e principalmente adquirir o habito da leitura, mas com um olhar crítico e sensato da sociedade.

Description

Keywords

Language

Portuguese

Citation

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 042

Related itens

Sponsors

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs