Publicação: Da enciclopédia à Wikipédia: o conhecimento em circulação
dc.contributor.advisor | Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cezario, Natalia Trevisan [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:19Z | |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:19Z | |
dc.date.issued | 2011-09-26 | |
dc.description.abstract | Este trabalho focalizou as potencialidades do uso do repertório de conhecimento disponível na rede virtual, mais especificamente a Wikipédia, como material auxiliar da escolarização. Para tanto, foi realizada pesquisa de cunho bibliográfico que identificou, na perspectiva histórica, outras tentativas de reunir o conhecimento produzido, colocando-o à disposição dos leitores. Foi estabelecido um quadro de referências sobre a produção, circulação e redação dos livros desde a época moderna até os dias atuais, orientado, principalmente, pelas proposições de Peter Burke e Robert Darnton, que possibilitou abordar questões referentes à organização e controle do conhecimento e do público leitor; a credibilidade das informações; os espaços e locais de leitura e o patrocínio das publicações. Essas questões orientaram a análise dos mesmos verbetes nas seguintes obras: Enciclopedie francesa, elaborada no século XVIII; Enciclopédia Barsa; Grande Enciclopédia Delta Larousse; Enciclopedia e Dicionário Koogan Houaiss Digital e Wikipédia. Com esses procedimentos foi possível constatar a mudança de sentido sofrida pelos verbetes ao longo do tempo e a produção da indistinção entre conhecimento e informação que vigora atualmente | pt |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.format.extent | 140 f. | |
dc.identifier.aleph | 000702985 | |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | |
dc.identifier.citation | CEZARIO, Natalia Trevisan. Da enciclopédia à Wikipédia: o conhecimento em circulação. 2011. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. | |
dc.identifier.file | cezario_nt_me_arafcl.pdf | |
dc.identifier.lattes | 9701075189282146 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90101 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Internet | pt |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt |
dc.title | Da enciclopédia à Wikipédia: o conhecimento em circulação | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.author.lattes | 9701075189282146 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Escolar - FCLAR | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação | pt |
unesp.researchArea | Estudos filosóficos, históricos e antropológicos sobre escola e cultura | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- cezario_nt_me_arafcl.pdf
- Tamanho:
- 708.41 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format