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A relação entre música e dança, através de John Cage e Merce Cunningham

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Orientador

Tomás, Lia

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Música

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho analisa a evolução da relação entre música e dança, rastreando sua transformação de uma estrutura de subordinação política e estética para um modelo de interdependência radical na arte da vanguarda. A pesquisa inicia-se no Período Barroco, destacando a corte de Luís XIV, onde a dança (a "Belle Danse" e os balés de corte) era um instrumento político para ratificar o poder soberano e controlar o corpo da nobreza. O estudo avança para o século XIX e o Balé de Repertório, exemplificado por obras de Tchaikovsky onde, embora a dança tenha conquistado autonomia cênica (o ballet d'action), a música se consolidou como um elemento funcionalmente subordinado à narrativa coreográfica, composta sob instruções detalhadas para satisfazer as exigências do libreto. O foco central do trabalho reside na parceria revolucionária entre o compositor John Cage e o coreógrafo Merce Cunningham. Em contraposição aos modelos anteriores, eles propuseram uma estrutura horizontal de interdependência, onde a única ligação entre as artes é a estrutura temporal comum. O estudo de caso final da obra "Ocean" ilustra a concretização dessa filosofia, com a música e a coreografia se encontrando pela primeira vez no palco, no momento da performance.

Resumo (inglês)

This work analyzes the evolution of the relationship between music and dance, tracing its transformation from a structure of political and aesthetic subordination to a model of radical interdependence in avant-garde art. The research begins in the Baroque Period, highlighting the court of Louis XIV, where dance (the "Belle Danse" and court ballets) was a political instrument to ratify sovereign power and control the body of the nobility. The study advances to the 19th century and the Repertory Ballet, exemplified by works by Tchaikovsky where, although dance achieved scenic autonomy (ballet d'action), music consolidated itself as a functionally subordinate element to the choreographic narrative, composed under detailed instructions to satisfy the demands of the libretto. The central focus of the work lies in the revolutionary partnership between the composer John Cage and the choreographer Merce Cunningham. In contrast to previous models, they proposed a horizontal structure of interdependence, where the only connection between the arts is the shared temporal structure. The final case study of the work "Ocean" illustrates the realization of this philosophy, with the music and choreography meeting for the first time on stage, at the moment of performance.

Descrição

Palavras-chave

Música e dança, Música - História e crítica, Dança - História

Idioma

Português

Citação

SILVA, Julia Leal. A relação entre música e dança, através de John Cage e Merce Cunningham. 2025. 27 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2025.

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