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Publicação:
Folclore ecológico

dc.contributor.authorSantos, Charles Fernando dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-09-01T13:57:59Z
dc.date.available2016-09-01T13:57:59Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractA história da humanidade contemporânea está sendo marcada, entre vários aspectos, por dois que concernem à soberania de cada nação: A degradação do meio ambiente regional e a perda da cultura popular. A educação ambiental é vista como estratégia uma vez que visa à manutenção da diversidade cultural e à ampliação dos conhecimentos sobre o ambiente. No Brasil, Ministério da Educação organizou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), com temas transversais que abordam, inclusive, questões culturais e ambientais, visando auxiliar os professores na discussão de assuntos que antes eram silenciados nos currículos escolares. Considerando esta proposta dos PCNs e o fato de que as estórias folclóricas, aparentemente despretensiosas, burilam a mente inconsciente das crianças, elaborou-se um projeto a ser desenvolvido com alunos de 2ªs séries do ensino fundamental. Objetivou-se a contação de estórias folclóricas à discussão de questões relativas ao meio ambiente. Considerando que nosso folclore é rico em lendas de origem indígena e, portanto, apresentam uma variedade de personagens e cenários úteis ao atendimento dos propósitos do projeto, propôs-se atividades que incluíram a contação de lendas e a confecção de histórias em quadrinhos. Após as crianças cantarem músicas folclóricas, no início de cada atividade, iniciava-se a contação da lenda selecionada. Ao final, eram feitas discussões sobre os personagens e cenários apresentados, enfatizando-se os aspectos físicos do meio no qual a estória se desenrolara, bem como os comportamentos e a importância dos seres vivos nela envolvidos, finalizando com uma reflexão sobre o papel do ser humano no ambiente e sobre o impacto das atividades antrópicas no planeta. A avaliação foi feita através da análise de desenhos produzidos pelas crianças - os quais evidenciavam suas visões do mundo - e das respostas que emitiram a um questionamento que procurava interpretar suas preocupações e avaliar as soluções por elas propostas, para os problemas ambientais. O projeto foi concluído com a produção de uma história em quadrinhos, na qual as crianças utilizaram alguns dos personagens característicos das lendas. Esta atividade permitiu verificar quais personagens foram mais significativos, como e onde foram representados e que destinos foram dados a eles, pelas crianças. Também foi proposta uma simulação de interação entre personagens (animais), diante de um agente perturbador do meio (ser humano), para observar a reação das crianças, foi verificado que a punição ou castigo para o homem, nesta situação, foi o comportamento comum.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC)
dc.format.extent158
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 158
dc.identifier.file2005-158-santos.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143534
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleFolclore ecológicopt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt

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