Publicação: Narrativas de diretores ingressantes no estado de São Paulo: seus desafios e possibilidades
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Arquivos
Data
2024-08-19
Autores
Orientador
Gomes, Alberto Albuquerque 
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Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto
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Resumo
Resumo (português)
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente, objetiva investigar como se dá a transição das carreiras do “ser professor” para o “ser diretor” nas escolas públicas do estado de São Paulo, com ênfase na análise do diretor escolar ingressante e seus modos de atuação no cotidiano da gestão escolar (Abdian, 2006, 2016, 2020; Parente, 2016; Paro, 2012, 2015; Souza, 2007, 2009, 2023). Para tanto, no estudo desta tese, trabalhamos com a história oral (Queiróz, 1988; Thompson, 1998; Alberti, 2005) e com a abordagem metodológica da pesquisa narrativa (Benjamin, 1993; Clandinin, Connelly, 2011; Cunha, 1997). Além disso, considerando que os instrumentos de coleta de dados são as narrativas (auto)biográficas, por meio das entrevistas narrativas, realizamos análise de dados a partir da proposta compreensiva-interpretativa (Souza, 2004, 2006, 2011, 2014). A partir das narrativas de quatro diretores escolares participantes da pesquisa, objetivamos conhecer um pouco da história de vida profissional e pessoal desses sujeitos, desde o início de sua trajetória de escolarização, perpassando o período da docência e, atualmente, como diretores, dos desafios sobre a realidade da escola no estado de São Paulo, das dificuldades relacionadas ao ingresso na nova carreira no processo de construção de suas identidades profissionais (Huberman, 2000; Dubar, 2005; Gomes, 2021) e das possibilidades de trabalho para uma gestão democrática na escola (Souza, 2009; Freire, 2018, 2019; Saviani 2013, 2020). Com base na análise das narrativas, destacamos os seguintes dados: a) quanto ao perfil, a predominância dos gestores é feminina, licenciados em pedagogia, com mais de 11 anos de carreira e sem experiência anterior; b) quanto à direção escolar, as trajetórias de vida dos entrevistados são fundamentais para entendermos o seu posicionamento como diretores, pois tais marcas ficam evidentes na experiência dos pesquisados, entrelaçando-se e sendo parte da identidade em construção do diretor, c) quanto à transição para carreira de diretor escolar, tem se apresentado complexa e desafiadora, especialmente para os ingressantes que não tinham experiência na direção escolar anterior ao ingresso como diretor efetivo; os sujeitos pesquisados têm sentido o impacto gerado pelas novas tendências gerenciais nas políticas públicas voltadas à Educação e que todo o ideário gerencialista e performático tem trazido a lógica racionalista para a gestão escolar. Ademais, as concepções de alguns sujeitos podem estar mais alinhadas à imagem do diretor como principal responsável por tudo na escola, com atuação centralizadora e focada na burocracia e nos trâmites administrativos, com marcas profundas dos modelos da administração geral. Salienta-se que há diretores nos quais as políticas gerencialistas provocam sentimentos de estranhamento e que têm atuado no sentido de resistir ao que lhes é imposto, caminhando na direção de ampliação das possibilidades para uma gestão democrática, com tomada de decisões compartilhadas e buscam se fazer presentes nos assuntos formativos e pedagógicos, visto que se veem como educadores e compreendem a administração como um meio para atingir os fins educativos na escola. Diante disso, fica claro que a análise do ingresso do diretor na nova carreira necessita levar em consideração a questão do tempo, do espaço, da trajetória de vida, da formação e da interação social. É preciso atentar-se para a questão do tempo e do espaço institucionais na profissionalidade do sujeito diretor ingressante, uma vez que são diversas variáveis que influenciam no modo como esses profissionais constroem e se constituem na nova carreira. Outra questão evidente neste estudo, é a importância de se refletir sobre a prática de atuação dos diretores de escola, pensando no seu papel e nas formas de atuação, tendo em vista
os modelos de gestão com os quais este diretor se identifica para atuar no seu cotidiano, a partir da política e do contexto educacional atual do estado de São Paulo e do Brasil.
Resumo (inglês)
This study, linked to the research line “Public Policies, School Organization and Teacher Training”, within the scope of the Postgraduate Program in Education at the São Paulo State University (UNESP), Presidente Prudente Campus, aims to investigate how the career transition from “being a teacher” to “being a principal” takes place in public schools in the state of São Paulo, with an emphasis on the analysis of the new school principal and their ways of acting in the daily life of school management (Abdian, 2006, 2016, 2020; Parente, 2016; Paro, 2012, 2015; Souza, 2007, 2009, 2023). To this end, in the study of this thesis, we worked with oral history (Queiróz, 1988; Thompson, 1998; Alberti, 2005) and with the methodological approach of narrative research (Benjamin, 1993; Clandinin, Connelly, 2011; Cunha, 1997). Furthermore, considering that the data collection instruments are (auto)biographical narratives, through narrative interviews, we performed data analysis based on the comprehensive-interpretative proposal (Souza, 2004, 2006, 2011, 2014). Based on the narratives of four school principals participating in the research, we aim to learn a little about the professional and personal life stories of these subjects, from the beginning of their schooling, through their teaching period and, currently, as principals, the challenges regarding the reality of schools in the state of São Paulo, the difficulties related to entering a new career in the process of constructing their professional identities (Huberman, 2000; Dubar, 2005; Gomes, 2021) and the possibilities of work for democratic management in schools (Souza, 2009; Freire, 2018, 2019; Saviani 2013, 2020). Based on the analysis of the narratives, we highlight the following data: a) regarding the profile, the predominance of principals is female, with a degree in pedagogy, with more than 11 years of career and no previous experience; b) regarding school management, the life trajectories of the interviewees are fundamental to understanding their positioning as directors, since such marks are evident in the experience of the interviewees, intertwining and forming part of the identity under construction of the director; c) regarding the transition to the career of school director, it has been complex and challenging, especially for newcomers who had no experience in school management prior to joining as a permanent director; the subjects surveyed have felt the impact generated by the new management trends in public policies aimed at Education and that all the managerialist and performative ideology has brought rationalist logic to school management. Furthermore, the conceptions of some subjects may be more aligned with the image of the director as the main person responsible for everything in the school, with a centralizing role and focused on bureaucracy and administrative procedures, with deep marks of the general administration models. It is worth noting that there are principals in whom managerial policies provoke feelings of estrangement and who have acted to resist what is imposed on them, moving towards expanding the possibilities for democratic management, with shared decision-making and seeking to be present in formative and pedagogical matters, since they see themselves as educators and understand administration as a means to achieve educational goals in the school. In view of this, it is clear that the analysis of the principal's entry into the new career needs to take into account the issue of time, space, life trajectory, training and social interaction. It is necessary to pay attention to the issue of institutional time and space in the professionalism of the incoming principal, since there are several variables that influence the way in which these professionals build and constitute themselves in the new career. Another evident issue in this study is the importance of reflecting on the practice of school principals, thinking about their role and the ways in which they act, taking into account the management models with which this principal identifies to act in his/her daily life, based on the current educational policy and context of the state of São Paulo and Brazil.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
MURANO, Juliane de Sousa Silva. Narrativas de diretores ingressantes no estado de São Paulo: seus desafios e possibilidades. Orientador: Alberto Albuquerque Gomes. 2025. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.