Publicação: Percepção e aprendizado de jovens sobre o nexo água - energia - alimentos: estudo de caso em Caraguatatuba - SP
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Vilanova, Mateus Ricardo Nogueira 

Balestieri, José Antônio Perrella 

Campos, Arminda Eugênia Marques 

Coorientador
Pós-graduação
Engenharia Mecânica - FEG
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O nexo água-energia-alimentos é uma abordagem que permite avaliar, de forma integrada, as interações entre estes recursos, fundamentais para o desenvolvimento sustentável. As políticas públicas atuais trabalham estes elementos isoladamente, negligenciando as inter-relações e interconexões entre eles. Além disso, é necessário entender a percepção, a vivência e o aprendizado das pessoas, os usuários finais desses recursos, sobre o nexo, de forma que se possa abordar questões cruciais, como a igualdade de acesso, a resiliência às pressões sobre os recursos e o papel da educação na resposta às necessidades e aspirações das diversas comunidades. O objetivo desta pesquisa é investigar os saberes, as percepções e as experiências das crianças e jovens sobre o nexo água-energia-alimentos. Para isso, foi desenvolvido um estudo na cidade de Caraguatatuba/SP, através de surveys e entrevistas aplicadas à alunos da Rede Municipal (8º ano), Rede Estadual (Ensino Médio Integrado ao Meio Ambiente), Rede Federal (Cursos Técnicos em Meio Ambiente e Técnico em Edificações) e Rede Particular (8º ano) de Ensino. A coleta inicial (online) dos dados e a análise quali-quantitativa dos resultados estatísticos foram realizadas através do software Sphinx iQ2. Posteriormente, parte dos alunos responderam um novo questionário dissertativo, e suas respostas foram interpretadas através de uma análise de discurso. A partir dos resultados, foram detectadas possibilidades de melhoria dos currículos escolares, de forma que aspectos importantes sobre o nexo água-energia-alimentos sejam contemplados. Conclui-se que, para a promoção de ações sustentáveis em atendimento a Agenda 2030, torna-se necessário estabelecer políticas públicas de ensino eficazes, além de abordagens didáticas que despertem o interesse e a reflexão de crianças e jovens sobre os recursos naturais essenciais para desenvolvimento sustentável.
Resumo (inglês)
Water-energy-food nexus is an approach that allows an integrated assessment of the interactions between these resources, which are fundamental for sustainable development. Current public policies work on these elements separately, neglecting the interrelationships and interconnections between them. In addition, it is necessary to understand the perception, experience and learning about the nexus from people, which are the end users of these resources, so that it may address crucial issues such as equal access, resilience to resource pressures and the role of education in responding to the needs and aspirations of the various communities. The aim of this research is to investigate the knowledge, perceptions and experiences of children and young people about the water-energy-food nexus. For that, a study was developed in the city of Caraguatatuba / SP through surveys and interviews applied to students of the Municipal Education System (8th grade), State System (High School integrated with Technical Course in Environment), Federal System (Technical Courses in Environment and Construction) and Private Educational System (8th year). Initial data collection (online) and qualitative and quantitative analysis of statistical results were performed using the Sphinx iQ2 software. Subsequently, some of the students answered an open survey, and their answers were interpreted through discourse analysis. From the results, possibilities of improvement of the school curricula were detected to contemplate important aspects of water-energy-foods nexus. It is concluded that, in order to promote sustainable actions in compliance with Agenda 2030, it is necessary to establish effective public education policies, as well as didactic approaches that arouse the interest and reflection of children and young people on the essential natural resources for sustainable development.
Descrição
Palavras-chave
Recursos hídricos, Energia, Alimentos, Educação para o Desenvolvimento Sustentável., Recursos hídricos - desenvolvimento, Desenvolvimento sustentável, Recursos naturais, Water resources, Energy, Food, Education for Sustainable Development.
Idioma
Português