Logotipo do repositório
 

Publicação:
Percepção e aprendizado de jovens sobre o nexo água - energia - alimentos: estudo de caso em Caraguatatuba - SP

dc.contributor.advisorVilanova, Mateus Ricardo Nogueira [UNESP]
dc.contributor.advisorBalestieri, José Antônio Perrella [UNESP]
dc.contributor.advisorCampos, Arminda Eugênia Marques [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Emerson Roberto de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-01-14T11:43:56Z
dc.date.available2019-01-14T11:43:56Z
dc.date.issued2018-11-14
dc.description.abstractO nexo água-energia-alimentos é uma abordagem que permite avaliar, de forma integrada, as interações entre estes recursos, fundamentais para o desenvolvimento sustentável. As políticas públicas atuais trabalham estes elementos isoladamente, negligenciando as inter-relações e interconexões entre eles. Além disso, é necessário entender a percepção, a vivência e o aprendizado das pessoas, os usuários finais desses recursos, sobre o nexo, de forma que se possa abordar questões cruciais, como a igualdade de acesso, a resiliência às pressões sobre os recursos e o papel da educação na resposta às necessidades e aspirações das diversas comunidades. O objetivo desta pesquisa é investigar os saberes, as percepções e as experiências das crianças e jovens sobre o nexo água-energia-alimentos. Para isso, foi desenvolvido um estudo na cidade de Caraguatatuba/SP, através de surveys e entrevistas aplicadas à alunos da Rede Municipal (8º ano), Rede Estadual (Ensino Médio Integrado ao Meio Ambiente), Rede Federal (Cursos Técnicos em Meio Ambiente e Técnico em Edificações) e Rede Particular (8º ano) de Ensino. A coleta inicial (online) dos dados e a análise quali-quantitativa dos resultados estatísticos foram realizadas através do software Sphinx iQ2. Posteriormente, parte dos alunos responderam um novo questionário dissertativo, e suas respostas foram interpretadas através de uma análise de discurso. A partir dos resultados, foram detectadas possibilidades de melhoria dos currículos escolares, de forma que aspectos importantes sobre o nexo água-energia-alimentos sejam contemplados. Conclui-se que, para a promoção de ações sustentáveis em atendimento a Agenda 2030, torna-se necessário estabelecer políticas públicas de ensino eficazes, além de abordagens didáticas que despertem o interesse e a reflexão de crianças e jovens sobre os recursos naturais essenciais para desenvolvimento sustentável.pt
dc.description.abstractWater-energy-food nexus is an approach that allows an integrated assessment of the interactions between these resources, which are fundamental for sustainable development. Current public policies work on these elements separately, neglecting the interrelationships and interconnections between them. In addition, it is necessary to understand the perception, experience and learning about the nexus from people, which are the end users of these resources, so that it may address crucial issues such as equal access, resilience to resource pressures and the role of education in responding to the needs and aspirations of the various communities. The aim of this research is to investigate the knowledge, perceptions and experiences of children and young people about the water-energy-food nexus. For that, a study was developed in the city of Caraguatatuba / SP through surveys and interviews applied to students of the Municipal Education System (8th grade), State System (High School integrated with Technical Course in Environment), Federal System (Technical Courses in Environment and Construction) and Private Educational System (8th year). Initial data collection (online) and qualitative and quantitative analysis of statistical results were performed using the Sphinx iQ2 software. Subsequently, some of the students answered an open survey, and their answers were interpreted through discourse analysis. From the results, possibilities of improvement of the school curricula were detected to contemplate important aspects of water-energy-foods nexus. It is concluded that, in order to promote sustainable actions in compliance with Agenda 2030, it is necessary to establish effective public education policies, as well as didactic approaches that arouse the interest and reflection of children and young people on the essential natural resources for sustainable development.en
dc.identifier.aleph000911589
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.lattes1889192227347351
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/180439
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectRecursos hídricospt
dc.subjectEnergiapt
dc.subjectAlimentospt
dc.subjectEducação para o Desenvolvimento Sustentável.pt
dc.subjectRecursos hídricos - desenvolvimentopt
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectRecursos naturaispt
dc.subjectWater resourcesen
dc.subjectEnergyen
dc.subjectFooden
dc.subjectEducation for Sustainable Development.en
dc.titlePercepção e aprendizado de jovens sobre o nexo água - energia - alimentos: estudo de caso em Caraguatatuba - SPpt
dc.title.alternativePerception and learning of young people on the nexus water - energy - food: case study in Caraguatatuba - SPen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1889192227347351
unesp.advisor.lattes0995514441028503[3]
unesp.advisor.orcid0000-0001-9193-5941[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaGestão Ambiental e Sustentabilidadept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_er_me_guara.pdf
Tamanho:
4.46 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: