Publicação: Por que a universidade não forma um professor de matemática?
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Data
2014
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este ensaio foi desenvolvido a partir de uma investigação de natureza teórico-bibliográfica sobre a formação dos professores de Matemática e tem como objetivo explicitar algumas reflexões sobre a formação de professores de Matemática, lançar o olhar para o que significa formar e buscar caminhos outros, ainda não trilhados em cursos de formação. Para isso, o objeto de estudo deste texto é o Cuidado de Si de Foucault, com as contribuições de Deleuze no que diz respeito às subjetivações. Sendo assim, nossa proposta é pensar a formação do professor de Matemática a partir das linhas de força que atravessam, tocam e subjetivam os sujeitos envolvidos em um curso de Licenciatura em Matemática. Entendemos a formação do professor de Matemática como um processo que ocorre no próprio sujeito, um movimento no próprio eu que se forma. Um professor que antes de ser um exemplo para os outros, se constitua um exemplo para si mesmo. Nosso papel na Educação, como formadores, é mostrar a potência da vida, dessa forma, um curso de formação de professores deve ser mais do que uma passagem da escola para a universidade. Dentro de um curso de formação de professores devem estar presente, além dos téchnes matemáticos e pedagógicos, caminhos que proporcionem o conhecimento de si mesmo, uma formação que proporcione um movimento de se conhecer, de se cuidar. De tornar-se. Portanto, é resistir aos velhos ideais de formação de professores, é se inventar, ser diferente. Não se contentar com ideias cristalizadas, é fazer o novo.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2839-2849