Logotipo do repositório
 

Publicação:
O discurso sobre a aula de matemática: articulando vozes na revista Nova Escola

dc.contributor.advisorMendonça, Marina Célia [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Carlos Eduardo da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-02-05T18:29:22Z
dc.date.available2016-02-05T18:29:22Z
dc.date.issued2015-03-31
dc.description.abstractThis work promotes debates on the discourses vehiculated by the educational magazine Nova Escola, through the perspective of the Dialogic Discourse Analysis. The editions used are those from March/1986 to December/2012. We investigated how the comprehensions about the movement of circulation and voices emergence are built. These understandings reframe the concepts about the Math class in the Nova Escola magazines. How do discourses attributed to math teachers unfold in relation to the class event? How are they materialized through the history of this periodical in the Nova Escola sections? How can we establish discursive relations between these voices and the discourses vehiculated by the official curricular proposals documents engendered in the political-educational field? By analyzing discourses that refer to math teaching (lesson plans, articles/reporters) developed by Nova Escola - with teachers' interaction in this mediatic space, e.g. readers response - we can build a data network of how the direct and radial (diffuse) relations between the triad teacher-student-knowledge during the class moment process are thought, reflected and prepared . Focusing that, we may relate discussions not strictly to the notion of Math classes in the used editions of the publication, but also direct reflections about the class moment itself, how it is faced/interpreted and conducted. In addition to select which discourses can give us bases to perform a discursive analysis, we pose some other questions in the development of our work, as how does the Math teacher's discourse is expressed in certain genres internal to the magazine? Hence, we intend to over-raise possible changes of focus/perspectives yaw that we believe Nova Escola employed. In order to accomplish it, we worked to analyze the Math teacher's voices instauration rearrangements on teaching techniques/practices shown in the magazine, as well as the structural-discursive...en
dc.description.abstractFazendo uma leitura das revistas Nova Escola do período de março/1986 a dezembro/2012, esta nossa pesquisa promove debates, a partir da perspectiva teórica da Análise Dialógica do Discurso, sobre discursos veiculados por esta/nesta revista educacional. Investigamos neste trabalho como são construídas as compreensões sobre o movimento de circulação e emergência de vozes que ressignificam o sentido de aula de Matemática na revista Nova Escola: como discursos atribuídos ao professor de matemática se manifestam sobre o acontecimento aula? Como se materializam ao longo da história deste periódico nas seções de Nova Escola? Por meio da análise dos discursos referentes ao ensino de matemática em capas, plano de aula e matérias/reportagens produzidos pela revista Nova Escola podemos construir uma rede de dados de como são pensadas/refletidas/preparadas as relações diretas e radiais (difusas) entre professor-aluno-conhecimento durante o processo do momento aula. Fazemos metodologicamente uma análise das capas de Nova Escola demarcando e correlacionando períodos e características entre 1986 e 2012. Esse movimento nos dá caminhos para um debate maior, relacionado a uma pontuação entre a voz da instituição Nova Escola, a voz do professor de matemática e vozes sobre o ensino de matemática. Trazendo para nossa dissertação esse movimento exploratório, cotejamos oito capas de edições regulares e mais cinco de edições paralelas que se ligam diretamente à chamada de temática sobre Educação matemática. O corpus também é composto por exemplos de gêneros de reportagem/matérias na correlação com planos de aula. Como o periódico alterou algumas formas de apresentação (gêneros) de seus discursos sobre a aula de matemática no decorrer do tempo, investigamos como planos de aulas e/ou reportagens materializam e articulam vozes (da instituição, do professor, do estudante) num conjunto de casos que...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent148, [8] f. : il.
dc.identifier.aleph000857324
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.citationFERREIRA, Carlos Eduardo da Silva. O discurso sobre a aula de matemática: articulando vozes na revista Nova Escola. 2015. 148, [8] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/12-01-2016/000857324.pdf
dc.identifier.lattes0688738118968425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134042
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectEducação - Brasilpt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.titleO discurso sobre a aula de matemática: articulando vozes na revista Nova Escolapt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaEstrutura, organização e funcionamento discursivos e textuaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000857324.pdf
Tamanho:
3.89 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format