Publicação: Da escola à cidade - exercícios lúdicos: para uma infância cidadã em Taboão da Serra - SP
Carregando...
Data
2023-07-05
Autores
Orientador
Magalhães, Kelly Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arquitetura e Urbanismo - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Com o propósito de encontrar respostas para as questões que envolvem a percepção de direitos e demarcar a presença da criança nas múltiplas paisagens da cidade contemporânea, o texto tece uma narrativa que passa pelos conceitos de paisagem, tempo, experiência e expressão, em um resgate às diferentes perspectivas sobre a infância ao longo da história, a fim de se criar um espaço aberto a novos diálogos em busca de uma infância mais livre e digna de direitos. Como arremate desse conjunto de elementos investigativos, e aproximando educação cidadã e atuação política das crianças, o trabalho se aventura na criação de oficinas pedagógicas para serem desenvolvidas com crianças da rede pública de ensino do município de Taboão da Serra/SP. No processo de elaboração das oficinas, a cidade foi contextualizada por seus elementos morfológicos, como também através do resgate às memórias afetivas de infância da autora que deram origem à história ‘Caminhos entre Céu e chão’.
Resumo (inglês)
With the aim of finding answers to questions involving the perception of rights and demarcating the presence of children in the multiple landscapes of the contemporary city, the text weaves a narrative that goes through the concepts of landscape, time, experience and expression, in a review of the different perspectives on childhood throughout history, in order to create a space open to new dialogues in search of a freer childhood worthy of rights. As a culmination of this set of investigative elements and bringing together citizen education and children's political action, the work ventures into the creation of pedagogical workshops to be developed with children from the public school system in the municipality of Taboão da Serra/SP. In the process of preparing the workshops, the city was contextualized by its morphological elements, as well as by retrieving the author's affective childhood memories, which gave rise to the story 'Caminhos entre Céu e chão'.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português