Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação e entretenimento: estudo de objetos de aprendizagem no contexto da televisão interativa

dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Flávia Maria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-20T17:09:26Z
dc.date.available2015-08-20T17:09:26Z
dc.date.issued2014-02-28
dc.description.abstractAnalyze in this work, in an exploratory manner, as in contemporary society, information and knowledge could be disseminated appropriating latest technological resources, a means of mass communication, particularly the Digital Television (DTV). For this, we discuss the possibility of using learning objects (LO) to viewers during conventional programming DTV, expanding educational opportunities with informal and non-formal activities. It is understood that learning can happen through formal education (as in shools), information (such as in museums or LO) or throgh non-formal education (passed from parents to children, for example). Because there are many LO repositories free on the internet, the costs would be reduced because there would be no need to produce educational content only for that use. DTV, as a communication vehicle of the masses in our country, could provide contextualized educational content to programming, so that the viewers have options to have access to systematized knowledge, with the possibility of using the internet as a return channel, among many. Am example application is designed to demonstrate some practical suggestions for interaction between LO geography and users of DTV on routine schedulesen
dc.description.abstractAnalisamos neste trabalho, de maneira exploratória, como, na sociedade contemporânea, a informação e o conhecimento poderiam ser difundidos se apropriando de recursos tecnológicos recentes, por meio de comunicação em massa, particularmente a Televisão Digital (TVD). Para isso, discute-se a possibilidade de utilização de objetos de aprendizagem (OA) os telespectadores durante a programação convencional da TVD, ampliando as possibilidades educacionais com atividades informais e não formais. Entende-se que a aprendizagem pode acontecer por meio da educação formal (como nas instituições escolares), na educação informal (como nos museus ou OA) ou por meio da educação não formal (passada de pais para filhos, por exemplo). Devido ao fato de existirem diversos repositórios de OA gratuitos na internet, os custos seriam reduzidos, pois não haveria necessidade de produção de conteúdos educacionais apenas para essa utilização. A TVD, por ser um veículo de comunicação das massas em nosso país, poderia proporcionar conteúdos educativos contextualizados à programação, para que assim, os telespectadores tivesse opção para ter acesso a conhecimento sistematizado, com a possibilidade de utilização da internet como canal de retorno, dentre tantos. Foi elaborado um exemplo de aplicação para demonstrar de forma prática algumas sugestões de interação entre os OA de geografia e os usuários da TVD em programação rotineiraspt
dc.format.extent55 f. : il.
dc.identifier.aleph000840744
dc.identifier.capes33004056088P9
dc.identifier.citationGOMES, Flávia Maria. Educação e entretenimento: estudo de objetos de aprendizagem no contexto da televisão interativa. 2014. 55 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/18-08-2015/000840744.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126301
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectTelevisão digitalpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEntretenimentopt
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectGeographypt
dc.titleEducação e entretenimento: estudo de objetos de aprendizagem no contexto da televisão interativapt
dc.title.alternativeEducation and entertainment: a study of learning objects in the context of interactive televisionen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramTelevisão Digital: Informação e Conhecimento - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação, Informação e Educação em Televisão Digitalpt
unesp.researchAreaEducação assistida por Televisão Digitalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000840744.pdf
Tamanho:
1.64 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format