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Publicação:
Educação e entretenimento: estudo de objetos de aprendizagem no contexto da televisão interativa

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Orientador

Ramos, Eugenio Maria de França

Coorientador

Pós-graduação

Televisão Digital: Informação e Conhecimento - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Analyze in this work, in an exploratory manner, as in contemporary society, information and knowledge could be disseminated appropriating latest technological resources, a means of mass communication, particularly the Digital Television (DTV). For this, we discuss the possibility of using learning objects (LO) to viewers during conventional programming DTV, expanding educational opportunities with informal and non-formal activities. It is understood that learning can happen through formal education (as in shools), information (such as in museums or LO) or throgh non-formal education (passed from parents to children, for example). Because there are many LO repositories free on the internet, the costs would be reduced because there would be no need to produce educational content only for that use. DTV, as a communication vehicle of the masses in our country, could provide contextualized educational content to programming, so that the viewers have options to have access to systematized knowledge, with the possibility of using the internet as a return channel, among many. Am example application is designed to demonstrate some practical suggestions for interaction between LO geography and users of DTV on routine schedules

Resumo (português)

Analisamos neste trabalho, de maneira exploratória, como, na sociedade contemporânea, a informação e o conhecimento poderiam ser difundidos se apropriando de recursos tecnológicos recentes, por meio de comunicação em massa, particularmente a Televisão Digital (TVD). Para isso, discute-se a possibilidade de utilização de objetos de aprendizagem (OA) os telespectadores durante a programação convencional da TVD, ampliando as possibilidades educacionais com atividades informais e não formais. Entende-se que a aprendizagem pode acontecer por meio da educação formal (como nas instituições escolares), na educação informal (como nos museus ou OA) ou por meio da educação não formal (passada de pais para filhos, por exemplo). Devido ao fato de existirem diversos repositórios de OA gratuitos na internet, os custos seriam reduzidos, pois não haveria necessidade de produção de conteúdos educacionais apenas para essa utilização. A TVD, por ser um veículo de comunicação das massas em nosso país, poderia proporcionar conteúdos educativos contextualizados à programação, para que assim, os telespectadores tivesse opção para ter acesso a conhecimento sistematizado, com a possibilidade de utilização da internet como canal de retorno, dentre tantos. Foi elaborado um exemplo de aplicação para demonstrar de forma prática algumas sugestões de interação entre os OA de geografia e os usuários da TVD em programação rotineiras

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Ensino, Televisão digital, Educação, Entretenimento, Tecnologia, Geography

Idioma

Português

Como citar

GOMES, Flávia Maria. Educação e entretenimento: estudo de objetos de aprendizagem no contexto da televisão interativa. 2014. 55 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.

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