Publication: A centralidade do conceito de conhecimento tácito nas políticas de formação de professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educação
dc.contributor.advisor | Duarte, Newton [UNESP] | |
dc.contributor.author | Xavier, Lidiane Teixeira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-07-27T17:13:46Z | |
dc.date.available | 2018-07-27T17:13:46Z | |
dc.date.issued | 2011-06-20 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma análise crítica sobre a centralidade do conceito de conhecimento tácito na formação de professores a partir das reformas políticoeducacionais desencadeadas no Brasil na década de 1990. Investiga os pressupostos teóricos e epistemológicos subjacentes aos documentos oficiais que conduzem a reforma da educação nacional à luz das contribuições da pedagogia histórico-crítica no que se refere à formação humana, ao trabalho educativo e à educação escolar. O desenvolvimento da argumentação se organiza em torno das temáticas: vinculações entre a reestruturação produtiva e as reformas político-educacionais da década de 1990; relações entre as transformações no mundo do trabalho e as demandas para a educação; profissionalização docente nos documentos oficiais; o conhecimento tácito. As conclusões da investigação apontam que: a preocupação com a formação docente no contexto da reforma educacional mais ampla é estratégica do ponto de vista de sua consecução; a perspectiva oficial de formação docente, fundamentada em teorias pedagógicas que tomam o conhecimento tácito como categoria central na construção da profissionalização do professor reforçam, por um lado, a desvalorização de conteúdos de natureza teórico-científica, assim como da reflexão filosófica, na formação de professores e, por outro, a descaracterização do trabalho educativo como atividade de ensino | pt |
dc.format.extent | 158 f. | |
dc.identifier.aleph | 000889996 | |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | |
dc.identifier.citation | XAVIER, Lidiane Teixeira. A centralidade do conceito de conhecimento tácito nas políticas de formação de professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educação. 2011. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2011. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-08-2017/000889996.pdf | |
dc.identifier.lattes | 2161593951236436 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/154632 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Polanyi, Michael 1891 | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Teachers, Training of | pt |
dc.title | A centralidade do conceito de conhecimento tácito nas políticas de formação de professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educação | pt |
dc.title.alternative | The centrality of the concept of tacit knowledge in teacher education policies: a critical analysis of the influence of Michael Polanyi's epistemology on education | en |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
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unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Escolar - FCLAR | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação | pt |
unesp.researchArea | Teorias pedagógicas, trabalho educativo e sociedade | pt |
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