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A centralidade do conceito de conhecimento tácito nas políticas de formação de professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educação

dc.contributor.advisorDuarte, Newton [UNESP]
dc.contributor.authorXavier, Lidiane Teixeira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-07-27T17:13:46Z
dc.date.available2018-07-27T17:13:46Z
dc.date.issued2011-06-20
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma análise crítica sobre a centralidade do conceito de conhecimento tácito na formação de professores a partir das reformas políticoeducacionais desencadeadas no Brasil na década de 1990. Investiga os pressupostos teóricos e epistemológicos subjacentes aos documentos oficiais que conduzem a reforma da educação nacional à luz das contribuições da pedagogia histórico-crítica no que se refere à formação humana, ao trabalho educativo e à educação escolar. O desenvolvimento da argumentação se organiza em torno das temáticas: vinculações entre a reestruturação produtiva e as reformas político-educacionais da década de 1990; relações entre as transformações no mundo do trabalho e as demandas para a educação; profissionalização docente nos documentos oficiais; o conhecimento tácito. As conclusões da investigação apontam que: a preocupação com a formação docente no contexto da reforma educacional mais ampla é estratégica do ponto de vista de sua consecução; a perspectiva oficial de formação docente, fundamentada em teorias pedagógicas que tomam o conhecimento tácito como categoria central na construção da profissionalização do professor reforçam, por um lado, a desvalorização de conteúdos de natureza teórico-científica, assim como da reflexão filosófica, na formação de professores e, por outro, a descaracterização do trabalho educativo como atividade de ensinopt
dc.format.extent158 f.
dc.identifier.aleph000889996
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationXAVIER, Lidiane Teixeira. A centralidade do conceito de conhecimento tácito nas políticas de formação de professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educação. 2011. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2011.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-08-2017/000889996.pdf
dc.identifier.lattes2161593951236436
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154632
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectPolanyi, Michael 1891pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.titleA centralidade do conceito de conhecimento tácito nas políticas de formação de professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educaçãopt
dc.title.alternativeThe centrality of the concept of tacit knowledge in teacher education policies: a critical analysis of the influence of Michael Polanyi's epistemology on educationen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
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unesp.advisor.lattes2161593951236436
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaTeorias pedagógicas, trabalho educativo e sociedadept

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