Logotipo do repositório
 

Publicação:
Proteção de polinizadores: toxicidade do tiametoxam para Melipona scutellaris Latreille, 1811 (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)

dc.contributor.advisorRoat, Thaisa Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorMiotelo, Lucas [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:27:22Z
dc.date.available2018-09-19T17:27:22Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO Brasil apresenta uma diversidade de espécies de abelhas sem ferrão que são consideradas importantíssimas para a conservação da biodiversidade, além de serem visadas como polinizadores em áreas de cultivo. Por intermédio do forrageamento, ato de ir a campo em busca de néctar e pólen, as abelhas são expostas a uma variedade de produtos químicos, como agrotóxicos. Tais químicos podem apresentar efeito imediato e causar a morte, ou apresentar efeitos tardios, nesse caso afetando a colônia toda. Devido ao aumento do uso de inseticidas em áreas de cultivo e sua ação em insetos não alvo, as abelhas da espécie Melipona scutellaris se tornam alvos vulneráveis de contaminação. Além disso, o IBAMA divulgou uma nota técnica em 2017 reforçando a necessidade de estudar os efeitos dos agrotóxicos em abelhas sem ferrão e a importância de saber mais sobre a biologia básica desses indivíduos. Portanto, com o intuito de avaliar a influência de doses subletais na sobrevivência, no comportamento e na fisiologia dessas abelhas, o presente estudo observou os efeitos do inseticida tiametoxam no cérebro e ventrículo de M. scutellaris através de técnicas ultraestruturais e de coloração Hematoxilina Eosina. O método utilizado para avaliar a toxicidade oral do tiametoxam foi baseado na OECD, e a partir dos bioensaios de exposição, a concentração letal média foi calculada para abelhas campeiras, sendo o valor encontrado de: 0,0543 ng de ingrediente ativo (i.a)./μL de alimento, para 24 horas após contaminação. Como o intuito foi avaliar efeitos subletais do inseticida, calculamos o tempo letal médio (Controle - 192 horas; CL50/10 - 96 horas e CL50/100 - 264 horas) para determinar os dias de coleta dos órgãos, sendo eles 1, 4 e 8 dias. O cérebro foi analisado devido a ação do inseticida no sistema nervoso central e o ventrículo, pelo fato de ser o primeiro órgão a entrar...pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2013/21833-0
dc.format.extent48 p.
dc.identifier.aleph000897747
dc.identifier.citationMIOTELO, Lucas. Proteção de polinizadores: toxicidade do tiametoxam para Melipona scutellaris Latreille, 1811 (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). 2017. 48 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000897747.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156432
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAbelhaspt
dc.subjectPolinizadorespt
dc.subjectToxicidade - Testespt
dc.subjectMeliponapt
dc.subjectAbelha sem ferrãopt
dc.subjectHimenopteropt
dc.subjectBiodiversidade - Conservaçãopt
dc.subjectProdutos químicos agrícolaspt
dc.subjectInseticidaspt
dc.subjectInseticidas - Toxicologiapt
dc.titleProteção de polinizadores: toxicidade do tiametoxam para Melipona scutellaris Latreille, 1811 (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)pt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000897747.pdf
Tamanho:
4.49 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format