Logotipo do repositório
 

Publicação:
Inserção da TDIC em atividades pedagógicas: desafios empreendidos durante a pandemia do Covid-19

dc.contributor.advisorGarcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Rafael Seidinger de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-04-24T13:23:03Z
dc.date.available2023-04-24T13:23:03Z
dc.date.issued2023-03-17
dc.description.abstractAs tecnologias, quando utilizadas no cotidiano escolar, podem agregar importantes perspectivas no processo de ensino-aprendizagem. Tamanha é a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que o governo brasileiro, por volta dos anos de 1980, desenvolveu pesquisas sobre o uso do computador como ferramenta pedagógica. Desde então, com atualizações e mudanças, busca-se refinar e alinhar a utilização de tecnologias para uso em salas de aula. Recentemente, com a suspensão das aulas, por causa da pandemia do Covid-19, as escolas deram continuidade ao processo educacional por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), originando involuntariamente um cyberespaço. Diante disso, ficaram visíveis as dificuldades oriundas do professorado, já que eles não tiveram uma formação para o uso das mídias digitais para docência. Mesmo considerando tais dificuldades do uso das TDIC, seus benefícios são significativos e merecem ser explorados. Portanto, diante das grandes mudanças que a pandemia proporcionou, a questão da formação docente para o uso das tecnologias adquire grande relevância para que os professores possam se qualificar com vistas às adequações em suas práticas tecnológicas. Dessa forma, a presente pesquisa tem como foco as mudanças que a tecnologia provoca, bem como as necessidades educacionais emergenciais que o Covid-19 ocasionou no dia a dia escolar. Objetiva-se analisar os benefícios e desafios da adoção das TDIC nos processos pedagógicos pelos professores. A investigação desta temática permite observar perspectivas relacionadas ao ERE, sob ótica de observação participante, utilizando metodologia qualitativa e quantitativa, além de pesquisa documental e bibliográfica. Como instrumentos de coletas, foi realizada entrevista semiestruturada com a Coordenação da escola e aplicado questionário contendo perguntas abertas e fechadas para os professores. Esta pesquisa revela que os professores tiveram dificuldades de cunho estrutural, profissional e pedagógico nas tentativas de inserção das TDIC em suas atividades pedagógicas a partir do surgimento da crise do coronavírus. O estudo evidencia as perdas de aprendizagem para alguns estudantes proporcionado pelo período do ERE e indica que, por meio das tecnologias digitais, as atividades educacionais foram continuadas conforme as possibilidades disponíveis. Esta dissertação oferece contribuições para compreender melhor o uso das tecnologias e a formação docente diante de situações emergenciais e adversas.pt
dc.description.abstractThe technologies, when used in daily school life, can add important perspectives to the teaching-learning process. Such is the importance of Digital Information and Communication Technologies (DTIC), that the Brazilian government, around the 1980s, developed research on the use of the computer as a pedagogical tool. Since then, with updates and changes, it has sought to refine and align the use of technologies for use in classrooms. Recently, with the suspension of classes because of the Covid-19 pandemic, schools have continued the educational process through Emergency Remote Learning (ERL), involuntarily originating a cyberspace. In the face of this, the difficulties arising from the teachers were visible since they did not have training in the use of digital media for teaching. Even considering these difficulties in the use of DTIC, their benefits are significant and deserve to be explored. Therefore, in face of the great changes that the pandemic provided, the issue of teacher training for the use of technologies acquires great relevance so that teachers can qualify themselves with a view to adjustments in their technological practices. Thus, this research focuses on the changes that technology brings about, as well as on the emergency educational needs that Covid-19 has caused in the daily life of schools. It aims to analyze the benefits and challenges of the adoption of DTIC in pedagogical processes by teachers. It is believed that the investigation of this theme will allow us to observe perspectives related to the ERL, from a participant observation point of view, using qualitative and quantitative methodology, as well as documentary and bibliographic research. As instruments of collection, a semi-structured interview was held with the school's Coordination and a questionnaire containing open and closed questions was applied to the teachers. This research reveals that the teachers had difficulties of structural, professional, and pedagogical nature in their attempts to insert the DTIC in their pedagogical activities after the emergence of the coronavirus crisis. The study evidences the learning losses for some students provided by the ERL period and indicates that, by means of digital technologies, the educational activities were continued according to the available possibilities. This dissertation offers contributions to better understand the use of technologies and teacher training in emergency and adverse situations.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafael Seidinger de. Inserção da TDIC em atividades pedagógicas: desafios empreendidos durante a pandemia do Covid-19. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243088
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEscola públicapt
dc.subjectTDICpt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectCovid-19pt
dc.subjectEducationen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectDTICen
dc.subjectTeachersen
dc.titleInserção da TDIC em atividades pedagógicas: desafios empreendidos durante a pandemia do Covid-19pt
dc.title.alternativeInsertion of DTIC in pedagogical activities: challenges undertaken during the Covid-19 pandemicen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_rs_me_mar.pdf
Tamanho:
3.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: