Publicação: Centro de Formação Paulo Freire experiências formativas do MST: trabalho como manifestação histórica e princípio educativo, 2016 - 2021
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bogo, Maria Nalva Rodrigues de Araujo
Coorientador
Pós-graduação
Desenvolvimento territorial na América Latina e Caribe - IPPRI
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação de mestrado procura refletir sobre experiências formativas do Centro de Formação Paulo Freire: aplicação do princípio trabalho como manifestação histórica associado à educação na formação política do MST. Analisando a partir de um conjunto de documentos do Movimento e de propostas político pedagógicas de cursos ofertados pelo CFPF para os Sem Terra, busquei identificar a partir do Princípio Trabalho as conexões com as formulações dos Fundamentos Histórico-Ontológicos da relação Trabalho-Educação principalmente na concepção abordada pelo professor Demerval Saviani. Assim uma organização política como MST que se propõe a recuperar a essência verdadeiramente humana das pessoas terá que levar em conta o trabalho e educação na sua forma plena. O enfoque da pesquisa é qualitativo, entretanto com procedimentos da quantitativa. A abordagem é o materialismo histórico dialético, no geral uma pesquisa documental e com elementos da bibliográfica. A dissertação contém três capítulos. O Primeiro - Caminhos da Questão Agrária: surgimento do MST e sua concepção de luta pela educação e formulações pedagógicas. O segundo - Os aspectos Históricos e Filosóficos Teorias Educacionais no Brasil. O terceiro - Centro de Formação Paulo Freire experiências formativas do MST.
Resumo (espanhol)
Esta tesis de maestría busca reflexionar sobre las experiencias formativas del Centro de Formación Paulo Freire: aplicación del principio del trabajo como manifestación histórica asociada a la educación en la formación política del MST. Analizando a partir de un conjunto de documentos del Movimiento y propuestas políticas pedagógicas de cursos ofrecidos por el CFPF para los Sin Tierra, busqué identificar desde el Principio de Trabajo las conexiones con las formulaciones de los Fundamentos Histórico-Ontológicos de la relación Trabajo-Educación principalmente en la concepción abordada por el profesor Demerval Saviani. Así, una organización política como el MST, que propone recuperar la esencia verdaderamente humana del pueblo, tendrá que tener en cuenta el trabajo y la educación en su forma plena. El enfoque de la investigación es cualitativo, sin embargo, con procedimientos cuantitativos. El enfoque es el materialismo histórico dialéctico, generalmente una investigación documental y con elementos de la bibliográfica. La tesis contiene tres capítulos. El Primero - Caminos de la Cuestión Agraria: surgimiento del MST y su concepción de lucha por la educación y formulaciones pedagógicas. El segundo - Los aspectos históricos y filosóficos de las teorías educativas en Brasil. El tercero - Centro de Formación Paulo Freire: experiencias formativas del MST.
Resumo (inglês)
This master's thesis seeks to reflect on formative experiences of the Paulo Freire Training Center: application of the principle of work as a historical manifestation associated with education in the political formation of the MST. Analyzing from a set of documents of the Movement and pedagogical political proposals of courses offered by the CFPF for the Landless, I sought to identify from the Work Principle the connections with the formulations of the Historical-Ontological Foundations of the Work-Education relationship, mainly in the conception addressed by Professor Demerval Saviani. Thus, a political organization like the MST, which proposes to recover the truly human essence of the people, will have to take into account work and education in its full form. The focus of the research is qualitative, however with quantitative procedures The approach is dialectical historical materialism, generally a documentary research and with elements of the bibliographical. The dissertation contains three chapters. The First - Paths of the Agrarian Question: emergence of the MST and its conception of struggle for education and pedagogical formulations. The second - The Historical and Philosophical Aspects of Educational Theories in Brazil. The third - Paulo Freire Training Center: formative experiences of the MST.
Descrição
Palavras-chave
Centro de Formação Paulo Freire, Experiências formativas, Pedagogia do MST, Educação, Trabalho, Fundamentos histórico-ontológicos, Natureza, Princípio educativo, Formação, Territórios
Idioma
Português