Logotipo do repositório
 

Publicação:
É som de preto, de favelado, mas quando toca ninguém fica parado: o funk como canção

dc.contributor.advisorMoura, Paulo Celso [UNESP]
dc.contributor.authorMoreira, Rafael Hermés Mondoni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:17Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:17Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractTaken as part of the underground music, funk is a cultural manifestation of the most complex there. Possessing a big number of subgenres, funk is seen by the mainstream media as a minor and vulgar music; this narrative ends to create a consensus among most of our society. But this is not quite true about him. This present study aims to address the musical/cultural movement funk from the perspective of Popular Song. To this end it will address the historical context in which it appears, and the rhythmic changes of hits over the years. Therefore, taking a more global view of the historic process and the musical arrangement that is produced by the DJ with the beats, we will understand how these factors relate with the vocal production (made by the MC) in various subgenres of funk universeen
dc.description.abstractTomado como parte do submundo da música, o funk é uma manifestação cultural das mais complexas que existe. Possuindo um grande número de subgêneros, o funk é visto pela grande mídia como uma música menor e vulgar; essa narrativa termina por criar um consenso entre grande parte de nossa sociedade. Porém essa não é bem a realidade em relação a ele. O presente trabalho visa abordar o movimento musical/cultura funk sob a perspectiva da Canção Popular. Para tal será abordado o contexto histórico em que está inserido, bem como as transformações rítmicas das batidas ao longo dos anos. Logo, tendo uma visão mais global do processo histórico e do arranjo musical que é produzido pelos DJs com as batidas, compreenderemos como esses fatores se relacionam na produção vocal (feita pelos MCs) nos mais diversos subgêneros do universo funkpt
dc.identifier.aleph000886080
dc.identifier.citationMOREIRA, Rafael Hermés Mondoni. É som de preto, de favelado, mas quando toca ninguém fica parado: o funk como canção. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-12/000886080.pdf
dc.identifier.lattes6079264375490244
dc.identifier.orcid0000-0002-6238-4375
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155579
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectFunk (Música) - Históriapt
dc.subjectFunk (Música) - Brasilpt
dc.subjectMusica popularpt
dc.subjectFunk (Music)pt
dc.titleÉ som de preto, de favelado, mas quando toca ninguém fica parado: o funk como cançãopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6079264375490244
unesp.advisor.orcid0000-0002-6238-4375
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000886080.pdf
Tamanho:
380.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format