Logotipo do repositório
 

Publicação:
Caracterização dos processos de leitura em escolares com dislexia e distúrbio de aprendizagem

dc.contributor.authorOliveira, Adriana Marques de [UNESP]
dc.contributor.authorCardoso, Monique Herrera
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:24Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:24Z
dc.date.issued2012-06-01
dc.description.abstractOBJETIVO: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares com dislexia, distúrbio de aprendizagem e bom desempenho acadêmico nos processos de leitura. MÉTODOS: Participaram 60 escolares de ambos os gêneros, de primeira a quarta série do ensino fundamental de uma cidade no interior de São Paulo, que foram divididos em: GI - 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia; GII - 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbio de aprendizagem; e GIII - 20 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados por gênero, faixa etária e escolaridade com o GI e GII. Os escolares foram submetidos à aplicação da adaptação brasileira da Avaliação dos Processos de Leitura - PROLEC, composta por quatro blocos: identificação de letras, processos léxicos, sintáticos e semânticos. RESULTADOS: Os escolares de GIII apresentaram desempenho superior em relação ao GI e ao GII. Foram encontradas diferenças nas provas referentes aos sinais de pontuação e compreensão de orações e textos, em que foi evidenciado desempenho inferior do GII em relação ao GI. Quanto à classificação dos resultados, a maior parte dos escolares do GI apresentou desempenho normal no processo de identificação de letras e dificuldade grande no processo léxico, comprometendo os demais processos, e o GII apresentou dificuldade grande em todos os processos. CONCLUSÃO: Os escolares com dislexia e distúrbio de aprendizagem apresentam desempenho inferior nas provas dos processos de leitura. Os escolares com dislexia apresentam dificuldades no domínio dos processos léxico, sintático e semântico e os escolares com distúrbio de aprendizagem apresentam dificuldades em todos os processos avaliados.pt
dc.description.abstractPURPOSE: To characterize and to compare the performance of students with dyslexia, learning disabilities, and students with good academic performance in the reading processes. METHODS: Participants were 60 students of both genders attending first to fourth grades of public elementary schools, who were divided into three groups: GI - 20 students with interdisciplinary diagnosis of dyslexia; GII - 20 students with interdisciplinary diagnosis of learning disabilities; and GIII - 20 students with good academic performance, paired according to gender, age and schooling to GI and GII. Students were submitted to the application of the Brazilian adaptation of the Assessment of Reading Processes (PROLEC), which is composed by four blocks of processes: identification of letters, lexical, syntactic and semantic processes. RESULTS: Students from GIII showed superior performance in the tasks, compared to the students from GI and GII. Differences were found in tasks of punctuation and clause and text comprehension, in which GII presented lower performance when compared to GI. Regarding the classification of the results, most GI students had normal performance on the identification of letters and great difficulty on the lexical process tasks, which impaired the other processes; GII showed great difficulty in all processes. CONCLUSION: Students with dyslexia and learning disabilities have lower performance in the reading processes tasks. Students with dyslexia present difficulties in the performance of lexical, syntactic and semantic processes, and students with learning disabilities show difficulties in all processes evaluated.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.format.extent201-207
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000200017
dc.identifier.citationRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 2, p. 201-207, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-80342012000200017
dc.identifier.fileS1516-80342012000200017.pdf
dc.identifier.issn1516-8034
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.scieloS1516-80342012000200017
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26497
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartofRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt
dc.subjectTranstornos do comportamento infantilpt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectReadingen
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectLearning disordersen
dc.subjectChild behavior disordersen
dc.subjectLanguage developmenten
dc.titleCaracterização dos processos de leitura em escolares com dislexia e distúrbio de aprendizagempt
dc.title.alternativeCharacterization of reading processes in students with dyslexia and learning disabilitiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-80342012000200017.pdf
Tamanho:
278.23 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: