Publicação: A vida na colônia: uma experiência significativa em educação ambiental
dc.contributor.author | Silva, Luciane Hortences da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silveira, Raquel Popolo [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:08:18Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:08:18Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: A Educação Ambiental consiste em educar evidenciando as inter-relações e a interdependência dos vários elementos na constituição e manutenção da vida, visando a necessidade de um trabalho voltado aos princípios da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da coletividade, indispensáveis à dignidade humana. Desta forma, entende-se que as ações educativas ambientais são de tal abrangência que não se esgotam no aprendizado dos temas ambientais mais conhecidos da população, trata-se de ações amplas, com dimensões sociais, políticas, éticas, etc. Este trabalho, que vêm sendo realizado na Fazenda São João do Cintra, no município de São Manuel, S.P. é parte do Projeto A Formação de educadores ambientais pela investigação-ação-participativa: uma proposta metodológica, desenvolvido no curso de especialização Formação de Educadores Ambientais do qual fazem parte as autoras. Objetivos: Propõe-se que o trabalho desenvolva a conscientização da comunidade, instigando-a à participação, cooperação e adoção de posturas que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio. Métodos: A metodologia utilizada refere-se a pesquisa-ação-participativa, que possibilita a efetiva participação da comunidade envolvida como parceiros de pesquisa. Essa metodologia exige o desenvolvimento de ações sociais junto aos sujeitos envolvidos. Iniciou-se com a proposta pela construção do “mapeamento ambiental”, possibilitando a identificação e seleção dos conhecimentos dos sujeitos sobre a realidade local, através da abordagem dos problemas apresentados e da realização de atividades lúdicas e significativas. Isto se dará através da criação e recriação do ambiente, onde o indivíduo tem a liberdade para expressar a forma como apreende os conhecimentos, sendo assim o aprendizado significativo, contínuo e pleno. A comunidade residente no local, a colônia, é composta por aproximadamente cinqüenta pessoas, entre funcionários e suas famílias. Habitam precárias casas, não existindo condições mínimas de higiene e saneamento básico. Resultados: Por se tratar de um sub-projeto em desenvolvimento, espera-se como resultado contribuir para uma efetiva mudança nas práticas cotidianas assim como contribuir na reflexão da comunidade em busca de alternativas e soluções para os problemas ambientais e uma melhor qualidade de vida. Além da apreensão de novos conceitos, espera-se que a comunidade passe a compreender a natureza complexa resultante de suas interações, a fim de tornar-se um ser reflexivo e responsável em sua relação homem-ambiente. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e11.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148298 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | A vida na colônia: uma experiência significativa em educação ambiental | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |